Contexto

Na avaliação do Great Place to Work (GPTW), as empresas devem apresentar um book completo sobre a companhia e como ela funciona, mostrando todas as ações e a cultura relacionadas à gente e gestão. A Supera participou desse processo com a Catho, uma plataforma brasileira de vagas de emprego, e com a Caedu, a maior rede varejista de moda popular do Brasil.

Desafios

Para reunir as informações em um material completo, que, posteriormente, será auditado, deve haver uma grande imersão na companhia. Isso ajuda a entender o jeito de ser de cada empresa, seu propósito, perfil dos funcionários, benefícios, Missão, Visão e Valores e estratégia. O grande desafio é envolver liderança e funcionários na elaboração do book para que o material fale a verdade com a linguagem da empresa, incluindo depoimentos e fotos.

Solução

Todo o planejamento foi estruturado em 6 etapas:

Na Catho, a Supera foi responsável pela gestão de todo o conteúdo e pelo projeto gráfico do material em 2016 e 2017. Com mais de 70 páginas, o book está dividido de acordo com os tópicos definidos pelo GPTW e aborda diversos itens sobre a empresa, indo desde a criação dela até o método pelo qual reconhece os seus colaboradores. Na mesma linha, o book da Caedu tem aproximadamente 90 páginas e aborda, em todas as esferas, o Jeito Caedu de Ser, as ações sociais e de reconhecimento, celebrações, entre outros itens.

Em ambos os casos, foram necessárias algumas etapas para se chegar ao material final:

  • Imersão e entrevistas:  apresentação do perfil de material solicitado pelo GPTW e entendimento da empresa, com entrevistas de vários líderes e funcionários.
  • Redação: momento de compilar todo material bruto reunido durante a primeira fase e escrever o book de forma coesa, com uma linguagem adequada e envolvente.
  • Diagramação: distribuição de texto e imagem para que o book fique fluido e agradável.

Resultados

Em 2017, pela primeira vez, a Catho ficou entre as melhores empresas para trabalhar de Barueri, de acordo com o ranking do GPTW, pois mostrou que possui um ambiente colaborativo e descontraído. A Caedu, por sua vez, foi auditada com base no book e conseguiu seu selo pela primeira vez.  

VOLTAR

Serviços

Precisa pensar os
canais de comunicação
interna de forma diferente?

A informação não se limita (nem deve ser limitada) aos muros das organizações. Num clique, o empregado emite suas opiniões, ajuda na construção de imagem ou desconstrói a reputação de marcas e empresas.

leia mais