Contexto

Com um público interno formado por mais de 18 mil colaboradores espalhados, o Hapvida é a maior operadora de saúde do Norte e Nordeste. Por conta desse cenário, a comunicação interna é um grande desafio para a empresa.

Um dos meios utilizados pela companhia a fim de compartilhar informações internamente é uma rede de agentes chamada Hapcomunicadores.  O grupo tem a função de representar a área de Comunicação Corporativa nas filiais, identificar oportunidades e ruídos e dar suporte na execução de eventos e campanhas.

Desafios

Por esse cenário, a comunicação se tornou um pilar estratégico para a empresa: colaboradores precisam estar cientes de tudo o que acontece, de todas as decisões, das novidades do mercado, das possíveis mudanças. Manter esse alinhamento é fundamental na hora de reter talentos, engajar profissionais e fazer com que eles entendam os motivos de cada escolha. Por isso, os objetivos estabelecidos eram:

Reestruturar o grupo de representantes de diversas áreas e hierarquias para que haja representatividade na comunicação interna e para que os participantes consigam:

– Identificar e sugerir pautas e assuntos para os canais internos;

– Monitorar os projetos e as realizações de suas áreas para que possam servir como conteúdo de trabalho internamente;

– Apoiar a área de Comunicação Corporativa na realização de suas atividades;

– Ajudar na disseminação das mensagens corporativas dentro e fora da empresa, reforçando o posicionamento corporativo no ambiente interno e externo;

– Colaborar para o monitoramento indireto do clima organizacional, ajudando na identificação de temas que precisem de endereçamento ou esclarecimento.

Soluções

Para garantir um alinhamento entre todos os membros, a Supera Comunicação recomendou discussões e encontros recorrentes entre os hapcomunicadores. Outras medidas foram aumentar o número de participantes na rede, expandindo o alcance do grupo e capacitar e acompanhar o desenvolvimento das atividades da equipe. Além disso, anualmente, o Hapvida promove um encontro na matriz com todos os agentes. O evento tem uma programação voltada a treinamentos, compartilhamento de práticas e ações, promovendo a integração. Em 2018 e 2019, dois diretores da Supera Comunicação ministraram capacitações no encontro.

Resultados

Uma rede de agentes mais dinâmica e multiplicadora de informação de forma assertiva e eficaz, colaborando, assim, para a comunicação interna do Hapvida.

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