fbpx
5 dicas para planejar o retorno ao escritório

5 dicas para planejar o retorno ao escritório

O percentual de vacinados no Brasil vem crescendo a cada dia. Diante desse cenário, muitas empresas estão planejando o retorno ao escritório.

Depois de mais um ano de pandemia, algumas questões devem ser consideradas pelas companhias nessa fase de transição: o formato híbrido é um deles.

De acordo com o McKinsey Global Institute (MGI), mais de 20% da força de trabalho global pode trabalhar a maior parte do tempo fora do escritório – e obter o mesmo nível de eficiência.

Além disso, segurança e bem-estar devem ser levados em consideração. Sua empresa está preparada para os novos desafios dessa transição? Confira algumas dicas que preparamos!

1. Priorize a saúde e a segurança dos funcionários

Para manter a equipe segura nas dependências da empresa, incentive o uso de máscaras, a higienização e o distanciamento por meio de comunicações (comunicados, cartazes, e-mail, posts) de conscientização.

Outro cuidado que precisa ser mantido é a saúde mental. Considere realizar ações de bem-estar, como suporte emocional com profissionais especializados, atividades para promoção de saúde emocional e integração entre as equipes.

2. Mantenha o diálogo e a transparência

Manter uma comunicação clara, direta e aberta com os funcionários sobre o plano de retorno aos escritórios também é essencial para uma retomada mais segura.

No entanto, as empresas precisam ouvir seus empregados. Por isso, é importante utilizar canais de comunicação eficientes para permitir que eles se expressem de forma livre. 

Abra espaço para que as pessoas compartilhem ideias sobre o formato de trabalho híbrido, por exemplo. O artigo da Havard Business Review escrito por Jaime Teevan, cientista da computação na Microsoft, traz alguns insights sobre o assunto.

De acordo com ele, as equipes têm a possibilidade de criar normas que definem como gostariam de trabalhar juntos no local de trabalho híbrido. Elas ainda podem compartilhar como funcionam melhor, e as equipes conseguem planejar reuniões de equipe presenciais regulares.

3. Empodere a liderança

A liderança precisa ser proativa e procurar maneiras de abrir espaços para diálogos. Para isso, é importante fortalecer a cultura de comunicação por meio de treinamentos e o estabelecimento de canais oficiais com periodicidade definida.

Incentive também a realização de reuniões semanais de alinhamento (on-line ou presencial). Assim, os funcionários e funcionárias se sentem mais seguros e conectados com o negócio.

4. Melhores práticas

Por conta da pandemia, muitas empresas tiveram que adotar novas práticas. Com isso, as equipes foram obrigadas a se adaptar e, assim, evoluíram. Muitas coisas boas surgiram; entre elas, as ferramentas on-line.

Funcionários e funcionários provaram que podem ser altamente produtivos com o trabalho remoto. Por isso, as empresas devem entender os comportamentos e processos que deram certo e aplicar no trabalho presencial.

5. Faça o planejamento da comunicação

Ao criar um plano bem estruturado, sua empresa conseguirá se comunicar com mais eficácia e garantir que o retorno seja realizado de forma segura e empática. Portanto, tenha em mente algumas etapas:

– Planeje o uso dos canais de comunicação.

– Defina a mensagem-chave.

– Estabeleça os conteúdos a serem divulgados.

– Tenha um cronograma.

– Acompanhe os resultados

– Ouça seu público.

O Workplace from Facebook preparou um kit de ferramentas para o retorno ao escritório que pode ajudar sua empresa no planejamento de comunicação e engajamento de funcionários e funcionárias.

Clique aqui para baixar agora mesmo!