fbpx
Campanha de saúde mental

Campanha de saúde mental na ADM

No início de 2021, a sociedade brasileira enfrentava o pior período da pandemia. Nesse cenário, a Archer-Daniels-Midland Company (ADM), percebeu que os funcionários estavam desestimulados e estressados diante das incertezas.

Para combater problemas de saúde mental e orientar o público interno sobre a importância de cuidar, também, da saúde emocional, a Supera estruturou uma campanha com foco nessa temática. Saiba mais!

Desafios

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 264 milhões de pessoas sofrem de depressão em todo o mundo, e um a cada 13 indivíduos manifesta sintomas dessa doença.

A mudança brusca da rotina que a pandemia causou na vida das pessoas trouxe impactos à saúde mental. Diante dos desafios deste momento, é esperado sentir-se mal, ansioso, tenso ou com raiva, mas há um limite para que esses sentimentos não virem doença.

Por isso, fez-se necessário reforçar a importância de cuidar da saúde mental e divulgar o PAE (Programa de Assistência ao Empregado) da ADM.

Objetivos da campanha de saúde mental

A ADM é uma das maiores empresas de nutrição do mundo, além de estar entre as principais processadoras de grãos e as maiores exportadoras em todo o Brasil.

O PAE (Programa de Assistência ao Empregado), benefício oferecido aos funcionários por meio de atendimento telefônico, oferece apoio psicológico e orientações financeiras e jurídicas.

Para divulgar o programa e orientar os empregados sobre a importância de cuidar da saúde emocional, a Supera trabalhou numa campanha que tinha os seguintes objetivos:

  • Reforçar a importância do cuidado com a saúde mental;
  • Orientar sobres iniciativas para promover saúde mental e equilíbrio emocional;
  • Destacar o papel do PAE (Programa de Assistência ao Empregado).

Estrutura da campanha de saúde mental

No processo de comunicação, que começou no primeiro semestre e deve se estender até o final de 2021, a Supera atuou com a criação de peças e o planejamento de comunicação – estruturado em quatro fases.

Fase 1 – Conhecimento

Neste primeiro momento, o objetivo da campanha foi informar sobre a saúde mental, além dos riscos e impactos para a saúde física e social.

Peça de comunicação sobre fobias e transtornos para a campanha de saúde mental na ADM.
Peça de comunicação sobre diagnóstico de ansiedade para a campanha de saúde mental na ADM.
Peça de comunicação sobre luto e perda para a campanha de saúde mental na ADM.

Fase 2 – Envolvimento

Série de comunicações para divulgar o PAE e compartilhar dicas com foco em melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Fase 3 – Acolhimento

Ações de engajamento e interação para permitir maior aproximação das pessoas com a temática.

Fase 4 – Manutenção

Para manter o assunto recorrente entre os colaboradores, a orientação da Supera no planejamento é manter assunto nos canais de comunicação quinzenalmente.

Conclusão

A narrativa da campanha foi pensada a fim de aproximar as pessoas do assunto, gerar interesse e transmitir os conceitos de forma leve e sem esteriótipos. Afinal, doença mental e desequilíbrio emocional não escolhem gênero, raça, classe social e/ou idade.

Quer saber mais? Conheça outros trabalhos realizados pela Supera clicando aqui.