fbpx
Colaboração no ambiente de trabalho

Colaboração no ambiente de trabalho

As redes sociais deram voz às pessoas. Em poucos cliques, é possível se conectar com amigos e familiares, compartilhar informações e expressar opiniões de forma bem rápida.

Estamos conectados o tempo todo e, diante do impacto de transformação digital em nossas vidas, a maneira pela qual as pessoas se relacionam com as organizações também mudou.

Assim como fazem na sua rede social pessoal, os empregados também sentem a necessidade de compartilhar ideias e participar de decisões em equipe, ou seja, trabalhar de forma colaborativa.

Mas o que é, de fato, colaboração?

A colaboração acontece quando um grupo de pessoas trabalha junto e compartilha responsabilidades para desenvolver um novo projeto ou encontrar soluções para um problema, por exemplo.

De acordo com um estudo da Universidade de Stanford, empresas que promovem locais de trabalho colaborativos possuem cinco vezes mais chances de alcançar um melhor desempenho.

Como colocar isso em prática?

Em primeiro lugar, a empresa deve disseminar informações do negócio para que os times realmente se sintam empoderados e participantes das tomadas de decisões. Os líderes, por sua vez, precisam traduzir a visão estratégica e compartilhar as responsabilidades.

Somado a isso, ao conhecer e internalizar missão, visão, valores e objetivos estratégicos, os empregados terão uma leitura mais realista do cenário da empresa e maturidade nos diálogos com os colegas, a fim de avaliar riscos e chegar nas melhores decisões.

Em resumo, não há colaboração sem compartilhamento de informações e diálogo constante. Por isso, plataformas tecnológicas, como as redes colaborativas, são uma ótima opção para acelerar o trabalho em equipe.

Afinal, elas conectam as pessoas ao negócio, independentemente da distância, e oferecem funcionalidades para que elas trabalhem de forma mais integrada.

Conte com o Workplace!

Espaços seguros para trabalhar em conjunto

A rede colaborativa utiliza os mesmos recursos de uma plataforma bem conhecida: o Facebook, e ainda permite a criação de grupos, espaços seguros para trabalhar em conjunto com equipes, parceiros, fornecedores e clientes externos.

E-mail nunca mais! Com comentários divididos em tópicos e facilidade de compartilhamento de documentos, não há mais necessidade de procurar o que deseja na caixa de entrada para acompanhar as decisões.

Quer saber mais?

Fale com a Supera, parceira oficial do Workplace! Nossa metodologia de implantação vai do briefing ao treinamento de equipe, e envolve processos como sondagem da cultura organizacional e da comunicação, consultoria, envolvimento da liderança e workshops.

Clique aqui e descubra uma nova maneira de trabalhar em conjunto.