fbpx
Diversidade nas empresas: Diversidade nas empresas: como dar visibilidade de forma efetiva?

Diversidade nas empresas: como aumentar a visibilidade?

De acordo com um amplo estudo da McKinsey & Company na América Latina, organizações que adotam a diversidade tendem a superar outras empresas em práticas-chave de negócios como inovação e colaboração.

Além disso, os líderes dessas empresas são melhores em promover a confiança e o trabalho em equipe e costumam ter uma melhor retenção de talentos.

A experiência individual é uma das ações que impulsionam as percepções dos funcionários em relação ao tema. Afinal, diversidade e inclusão é dar voz a todos, promovendo aspectos como:

  • Sentimentos de inclusão e respeito.
  • Oportunidades de aprendizagem e crescimento.
  • Segurança psicológica.

Estratégias para promover diversidade nas empresas

Nesse processo, é preciso despertar reflexões, incentivar o engajamento da liderança e abrir espaço para diálogo. Mas, como fazer isso de forma efetiva?

Entender o momento da empresa e o grau de conhecimento sobre como a diversidade está chegando em todos os colaboradores é essencial para promover um ambiente de trabalho justo e equilibrado.

A inclusão de perfis comportamentais diferentes na rotina da empresa é um desafio para gestores e lideranças.

Cada vez mais, além de inserir pessoas que representam culturas e classes sociais distintas, as organizações precisam estar atentas também à integração de funcionários com diferentes orientações, preferências, estilos, opiniões e habilidades.

  • Grupos de Afinidade

Os grupos podem ser criados de acordo com cada um dos pilares de inclusão e diversidade da empresa, e a participação dos funcionários deve acontecer de forma voluntária.

Essas pessoas poderão se organizar para realização de encontros periódicos, traçar planos de ação e metas, gerar conteúdo para os canais de comunicação e serem os porta-vozes do tema dentro da companhia.

  • Comunicação

Contextualizar a diversidade e incentivar atitudes e comportamentos inclusivos por meio do diálogo e de troca de experiências são ações importantes dentro das empresas. Apresentar os pilares, dar voz aos grupos de afinidade e estimular as discussões, planos de ação e envolvimento real com ações também representam aspectos fundamentais.

Os canais de comunicação são um excelente aliado nessa estratégia. Por meio de campanhas e ações de ativação, é possível abordar o tema de forma didática.

No case de Solar Coca-Cola, que você pode conhecer aqui, estruturamos um processo para informar e engajar as equipes, dando mais visibilidade às pautas de diversidade na comunicação interna.

Como fazer isso no Workplace?

Os recursos do Workplace from Facebook desenvolvem o senso de comunidade e incentivam as trocas ente os colegas de trabalho. Prova disso é o relato da Roberta Oliveira, líder da frente Acessa, Grupo de Afinidade PcDs da Nexa Resources:

“Ter um espaço para que os colaboradores possam compartilhar acontecimentos na Nexa é muito bom, pois isso aproxima as unidades e as pessoas e possibilita troca e network interno que antes não acontecia. Outro ponto é que a criação de grupos de interação gera afinidade entre os colaboradores e faz com que eles se expressem do seu jeito e participem do que quiserem. O Workplace nos possibilita expor, de maneira saudável e positiva, o que fazemos diariamente e como nos sentimos conectados com a organização. É uma forma de dar visibilidade a todos, independentemente de onde estão ou da posição de que ocupam.”

Quer saber mais sobre as possibilidades da plataforma? Fale com o time da Supera!