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Programa de Desenvolvimento de Líderes no GAC

Das escutas aos canais e ritos

O Grupo Aço Cearense (GAC) está há mais de 40 anos no mercado siderúrgico brasileiro e possui operações no Ceará, no Pará e em Tocantins.

A empresa procurou a Supera para estruturar o Programa de Desenvolvimento de Líderes (PDL) e aprimorar o processo de comunicação entre liderança e liderados.

Confira mais informações!   

Desafios

A princípio, os líderes não compreendiam a comunicação como uma atividade essencial.

Isso se dava pela falta de momentos para compartilhar informações com a equipe e um canal de comunicação com periodicidade definida.

Diante desse contexto, a Supera precisava compreender alguns aspectos, como cultura organizacional, direcionadores de negócio e papel da liderança.

Etapas do Programa

Todas as etapas foram essenciais para o desenvolvimento da iniciativa.

Desde a reunião da Supera com os times de RH e Comunicação até às escutas ativas com as lideranças, o objetivo era mapear informações para estruturar o programa e o canal de comunicação da liderança.

Etapas do Programa de Desenvolvimento de Líderes no Grupo Aço Cearense
Etapas do Programa de Desenvolvimento de Líderes no Grupo Aço Cearense

1ª etapa

Primeiramente, a equipe da Supera realizou uma reunião on-line com o time de Comunicação e o time de RH do Grupo Aço Cearense. O objetivo aqui era alinhar expectativas em relação ao Programa de Desenvolvimento de Líderes.

2ª etapa

Em seguida, foi realizada uma apresentação para os vice-presidentes da empresa para explicar todas as etapas do programa.  

Após a apresentação, eles tiveram a oportunidade de compartilharem sua visão em relação à comunicação dos líderes e refinar as orientações para os próximos passos.

Nessa escuta, um dos fatos mais sensíveis apurados foi a percepção de que talvez os líderes não compreendessem a atividade de comunicar como uma ação de sua responsabilidade.

3ª etapa

Diante dessa percepção, a terceira etapa foi a escuta com líderes.

O objetivo era avaliar como esses funcionários analisavam a comunicação que recebiam do GAC e como transmitiam essas mensagens para a equipe.

Além de levantar informações práticas sobre iniciativas e alinhamentos de comunicação, a escuta foi uma possibilidade de entender mais da cultura, desafios e diferenças entre uma operação e outra.

Para isso, o perfil dos selecionados foi amplo, de diferentes hierarquias: líderes formados dentro do grupo, líderes que vieram do mercado, líderes jovens e líderes seniores.

Solução

A princípio, o Programa de Desenvolvimento de Líderes seria realizado de forma presencial, com aplicações em Fortaleza e Marabá.

Porém, algo inesperado aconteceu: a pandemia da covid-19.

Diante desse novo desafio, a Supera se reinventou para criar um formato digital, com transmissões de São Paulo para Fortaleza, Marabá e outras localidades.

No novo formato, foram cerca de 13 horas de aplicação, com a participação de mais de 200 pessoas.

O Programa na prática

Durante quatro meses, o conteúdo da jornada de aprendizagem foi distribuído em várias sessões e formas diferentes.

Jornada de aprendizagem realizada no Programa de Desenvolvimento de Líderes no Grupo Aço Cearense

Aulas on-line

As quatro aulas foram transmitidas ao vivo e houve interações com público e sessão de perguntas e respostas ao final.

Os conteúdos didáticos abordavam informações sobre cultura organizacional e habilidades essenciais para um líder comunicador.

Podcasts

Os programas de áudio off-line em formatos de pílulas foram distribuídos por canais digitais para reforçar o conteúdo das aulas on-line.

Entrevistas

Durante as escutas na terceira etapa, a Supera encontrou práticas e líderes inspiradores. Esses empregados gravaram entrevistas para compartilhar dicas e aprendizados com seus colegas.  

Conexões

Após a aula, os líderes se dividiam pequenos grupos para trocar experiências e resolver desafiados conectados ao tema abordado.

Checklists

No final de cada ciclo (aula, podcast, entrevista e Conexões), cada líder respondia a um checklist para avaliação da aprendizagem, podendo registrar críticas e sugestões para melhoria no programa.

Certificados

O engajamento dos líderes em toda a jornada foi reconhecido por meio de um Certificado de Líder Comunicador.

Confira a opinião de líderes que participaram do Programa de Desenvolvimento de Líderes 2020:

Feedback da liderança que participou do Programa de Desenvolvimento de Líderes no Grupo Aço Cearense

Definição dos canais de comunicação

Após a realização do PDL, a Supera reuniu algumas informações mapeadas desde as primeiras reuniões para definir um canal de comunicação oficial com a liderança:

  • Expectativas da Equipe do Grupo Aço Cearense e os alinhamentos feito com VPs;
  • Pesquisas já realizadas pelo Grupo;
  • Escutas com líderes;
  • Resultados das atividades de Conexões e Checklists;
  • Dados do mercado e a experiência da agência.

Nesse contexto, uma das premissas para o desenvolvimento do canal eram a periodicidade pré-estabelecida e um projeto editorial que respondesse aos temas prioritários.

Por isso, a newsletter Boletim dos Gestores foi redesenhada para compartilhar informações com os líderes via e-mail mensalmente. Seguir com o nome já conhecido ajudou a aumentar a adesão e a familiaridade com o novo formato do canal.

Nele, as editorias trazem informações sobre os resultados do GAC, alinhamentos do RH e mensagens-chave para os ritos de comunicação com as equipes.

Ritos da comunicação

Como os ritos podem promover a cultura de líderes comunicadores e auxiliar a liderança em seus desafios e aflições?

A partir desses questionamentos, foram estabelecidos ritos de comunicação dos líderes com a equipe para transmissão das informações.

O principal objetivo era estreitar essa relação e estimular a integração das pessoas.

Conclusão

Ao final da jornada de aprendizado, os líderes participaram de uma pesquisa que buscava identificar se já tinham aplicado os novos aprendizados no dia a dia.

Um pouco mais de 88% dos respondentes disseram que sim. Esse resultado destaca um ponto essencial para o desenvolvimento de líderes comunicadores: clareza e segurança no compartilhamento de informações com as equipes.

Neste caso, criar rotinas de comunicação e redesenhar um canal de alinhamento com periodicidade definida refletiu na rotina de trabalho e nos resultados da equipe.

Também precisa melhorar a comunicação entre líderes e liderados na sua organização? Mande uma mensagem para a gente!