fbpx
Segurança da Informação e Workplace: proteção de dados e pessoas

Segurança da Informação e Workplace: proteção de dados e pessoas

Mesmo em tempos de home office, as pessoas lidam com muitas informações confidenciais. Diante desse cenário, fica clara a necessidade de falar sobre um tema importante: a segurança da informação.

Como proteger dados e documentos corretamente? Boas práticas de segurança são essenciais! Pensando nisso, preparamos algumas dicas que vão ajudar você a cuidar das informações da sua empresa.

Boas práticas de segurança

Utilizar os recursos eletrônicos com responsabilidade e proteger os dados garantem a segurança da empresa e dos funcionários e, por consequência, a ética dos negócios. Saiba mais:

  • Jamais compartilhe sua senha de acesso. Ela é pessoal e intransferível;

  • Não instale programas, aplicativos, jogos, vídeos, filmes e séries no equipamento que pertence à companhia sem autorização da área responsável. É de sua responsabilidade cuidar do patrimônio da empresa;

  • Avalie se o equipamento está devidamente protegido, com o sistema operacional e/ou antivírus atualizados;

  • Durante o horário de trabalho e principalmente quando estiver conectado com a rede corporativa, não acesse serviços de compartilhamento de dados;

  • Atente-se a todos os tipos de conteúdo. Diversos deles guardam vírus e, assim, com um clique, você pode colocar em risco a segurança das suas informações;

  • Tenha cuidado ao compartilhar informações do trabalho com seus colegas pelas plataformas de comunicação de uso pessoal, como o WhatsApp.

Segurança da Informação com o Workplace

A tecnologia oferece ferramentas fundamentais para o dia a dia de trabalho. No entanto, aproveitar tudo o que ela pode oferecer de melhor requer certos cuidados.

Por isso, você pode contar com uma plataforma colaborativa segura, como o Workplace from Facebook, na qual os funcionários conseguem conversar com os colegas, compartilhar documentos e trocar informações confidenciais em um só lugar.

Na plataforma, é possível controlar os dados e evitar que eles sejam usados de maneira indevida ou acessados sem autorização. Quer saber mais? Confira a entrevista que realizamos com Caio Augusttus, Especialista em Segurança da Informação.

Qual a importância do Workplace para a segurança das empresas?

Caio – O Workplace concentra informações e comunicações da empresa em um só espaço. Com isso, é possível gerenciar dispositivos, controlar acessos e monitorar as publicações ali compartilhadas.    

Além disso, a plataforma é armazenada na infraestrutura do Facebook, rede social que possui uma combinação de sistemas de segurança avançados.

Os dados que os funcionários inserem no Workplace pertencem à organização. Seus administradores podem modificar, excluir ou exportá-los a qualquer momento.

Qual a relação entre o Workplace e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)?

Caio – Ultimamente, tem se falado muito nesse tema. Ele é novo para todo mundo, e as empresas estão se adequando às diretrizes dele.

Um ponto importante é: a segurança da informação e a proteção de dados necessitam ser abordadas com frequência dentro das empresas. Afinal, as pessoas precisam entender a importância de proteger senhas, cuidar da privacidade e colaborar para o trabalho realizado pela área responsável.  

Por que usar o Workplace em vez do WhatsApp?

Caio – Por ser uma rede social pessoal, utilizá-la para trabalho pode ser prejudicial, pois as empresas não têm o controle das informações que são compartilhadas no WhatsApp. Por exemplo: no Workplace, os dados inseridos pelos funcionários pertencem à empresa. Dessa forma, quando há um desligamento, o perfil é excluído, e o usuário não tem mais acesso a nenhum tipo de informação.

Transforme a comunicação!

O Workplace tem compromisso de garantir a privacidade e a segurança das pessoas. Ao implantar a plataforma na sua empresa, você tem acesso a ferramentas que permitem controlar acessos, gerenciar dispositivos e detectar links mal-intencionados.

Você ainda tem dúvidas em relação à segurança da plataforma? Fale com a gente! Estamos à disposição para transformar a forma como os empregados da sua organização se conectam.