fbpx
Transformação da cultura

Transformação da cultura organizacional: conheça alguns cases da Supera

A cultura organizacional é a essência de uma empresa. Ela é representada por crenças, normas e valores que norteiam os negócios e traduzem o jeito de ser da companhia e de seus empregados.

Segundo uma pesquisa da PwC Strategy&, as empresas que dizem ter uma cultura distinta, capaz de conferir vantagem competitiva, apresentam uma tendência cerca de duas vezes maior de crescer mais rapidamente e lucrar mais que a média do seu setor.

Além disso, elas têm uma probabilidade duas vezes maior de traduzir em ações a sua estratégia. Entretanto, as organizações precisam desenvolver iniciativas para tornar esses atributos de cultura conhecidos e engajar os funcionários para que os pratiquem no dia a dia.

Disseminação da cultura

Nesse processo de disseminação da cultura organizacional, o papel da comunicação é fundamental. Por isso, a Supera tem uma atuação estratégica que ajuda as empresas a obterem resultados nesse trabalho.

Conheça alguns projetos que já realizamos!

Projetos de cultura

Em campanhas desse tipo, a agência possui uma metodologia que busca analisar o contexto da organização e desenvolver ações e mensagens que promovam máxima aderência e compreensão da cultura organizacional.  

CTG Brasil

A CTG Brasil é a segunda maior geradora de energia privada do país. Opera 12 usinas hidrelétricas (UHEs) e duas pequenas centrais hidrelétricas (PCHs), além de deter participações em outras três UHEs e 11 parques eólicos.

Em 2019, a empresa promoveu um movimento de transformação cultural corporativa de forma colaborativa, fortalecendo a participação de funcionários em todas as etapas do projeto.

O objetivo da companhia era criar uma identidade única, aumentando o senso de pertencimento, expandindo a conexão entre as pessoas e estimulando o ownership nos empregados.

KV da campanha de transformação da cultura organizacional da CTG Brasil.

Nesse projeto, a Supera foi responsável por desenvolver a identidade visual e o conceito Nosso Jeito, narrativa que amarra todas as comunicações sobre traços culturais.

Nosso Jeito: marca da campanha de transformação da cultura organizacional da CTG Brasil.

Além disso, a agência também realizou um planejamento de comunicação com ações para diferentes públicos da organização (colaboradores, líderes e stakeholders), incluindo encontro de líderes, workshops e ambientações nos escritórios e nas usinas.

Hapvida

O Sistema Hapvida, fundado em 1979, na cidade de Fortaleza (CE), é atualmente um dos maiores grupos privados de saúde do Brasil em número de beneficiários.

A companhia tem uma estratégia focada na verticalização dos serviços médico-hospitalares e, em 2019, buscava crescer ainda mais. À época, o Hapvida atendia mais de 4 milhões de beneficiários em todo o país e estava em processo de expansão dos negócios por meio de aquisições de grandes grupos de saúde.

Nesse processo, a Supera atuou no desenvolvimento de peças de comunicação e no planejamento de ações para comunicar e celebrar, promover o senso de pertencimento e, acima de tudo, iniciar o processo de integração entre a cultura do Hapvida e a das empresas adquiridas.

KV da campanha de integração do Hapvida, que tinha como objetivo

Com foco em virar a chave dessa nova realidade, fez-se necessário realizar uma estrutura de comunicação em fases. Confira:

Fase 1

A campanha foi lançada para média liderança, com objetivo de mostrar a importância da sua atuação nesse novo momento da companhia e convidá-la a ser multiplicadora das mensagens.

Fase 2

Aqui, houve um breve resgate do passado. A ideia era dizer ao empregado que ele fez parte da construção da empresa e, agora, está dando um passo além.

Fase 3

Nesse terceiro momento, o foco foi no presente, ressaltando o orgulho e o respeito pelo que a empresa faz. A comunicação teve objetivo de divulgar os grandes resultados e feitos a partir da integração.

Fase 4

Nessa quarta etapa, a atenção no futuro, destacando o respeito e orgulho pelas conquistas que estavam por vir. Aqui, aconteceu a divulgação da visão, missão e propósito da empresa.

Após a integração das empresas adquiridas, a infraestrutura assistencial própria do Hapvida passou a contar com 39 hospitais, 42 unidades de pronto-atendimento, 185 clínicas médicas e 179 centros de diagnóstico e laboratoriais.

Em relação à operação, ela foi ampliada para cerca de 30 mil colaboradores, 15 mil médicos e 14 mil dentistas.

Resultados do Hapvida

Ainda em 2019, seguindo movimento de cultura, o Hapvida passou por um amplo processo para reafirmar o compromisso dos pilares (Qualidade, Acolhimento e Eficiência em Custos) e destacar mais um atributo: a Inovação.

Desde então, a companhia tem desenvolvido uma série de iniciativas para geração de valor para o cliente e para o negócio, sempre com o apoio da Supera.

Bradesco Patrimônio

Há cerca de cinco anos, a Supera atende o Departamento de Patrimônio do Bradesco, uma das maiores instituições financeiras privadas do Brasil.

Em 2016, a agência realizou um processo de comunicação focado em reforçar o orgulho e o engajamento de cada funcionário, com atividades divididas em fases.

Primeira fase

Na etapa inicial, a proposta era explorar a missão da área por meio do propósito de existência e da representatividade dos empregados. Para isso, foram utilizados materiais que exaltaram os feitos do departamento, levando os times a entenderem melhor o que fazem e qual o impacto disso.

Segunda fase

Aqui, a ideia era reforçar as boas práticas aplicadas no dia a dia. Foram utilizados depoimentos dos empregados sobre suas ações e o que faziam na prática para entregar um serviço de qualidade aos clientes internos.

Terceira fase

A terceira etapa tinha o objetivo de aproximar a média liderança e os funcionários, com incentivo do reconhecimento entre aqueles que efetivamente se destacam por boas práticas. Para isso, desenvolvemos ações diferenciadas:

  • Big Fone

Foram instalados telefones em quatro andares da empresa. Com um roteiro de perguntas institucionais sobre o propósito do departamento, um ator contratado ligava para os aparelhos, e quem estivesse por perto atendia para responder aos questionamentos.  

  • Talk show

O talk show levou diretores a uma breve apresentação sobre como o Departamento contribui para os resultados do grupo. Eles falaram da sua relação com o Patrimônio, qual foi o trabalho realizado e como o Departamento ajuda no dia a dia.

O objetivo foi aproximar os empregados do negócio, mostrar o significado das tarefas no dia a dia e como isso tem influência direta nos resultados, no atendimento ao cliente e na continuidade do negócio do Bradesco.

Nova etapa no Bradesco

Dando seguimento às atividades de 2016, a Supera e o Departamento iniciaram uma nova etapa em 2018. Com o conceito “Pode contar com a gente”, o processo de comunicação tinha como foco o protagonismo dos funcionários, a cooperação e a sinergia entre os times e o padrão de qualidade das entregas feitas pelas equipes.

Nesse sentido, realizamos algumas atividades, como:

  • Dinâmica com líderes

Os líderes do Departamento participaram de um desafio: criar um sistema de geração e distribuição de energia eólica em miniatura.

Cada grupo ficou responsável por criar uma parte do complexo, que, no fim, deveria funcionar em conjunto. Com a atividade, foi possível observar a comunicação entre os participantes, a adequação da entrega ao prazo e o trabalho em grupo.

Ao longo da ação, demos todo o apoio aos participantes da dinâmica, que foi feita em parceria com a Rise, empresa especializada em treinamentos corporativos com foco em educação experiencial.

  • Palestra para a liderança

O papel do líder na cultura organizacional e como ele pode usar a comunicação interna para cumpri-lo foram os temas do treinamento conduzido por Flávio Silva, da nossa parceira EngageLab.

Por meio do exemplo de grandes técnicos desse esporte, os participantes puderam entender como a liderança deve fazer todos jogarem pelo coletivo, deixando de lado as individualidades.

Além disso, os líderes receberam cartões que deveriam ser utilizados para fazer interações durante a palestra.

Auxiliamos a sua organização

Também quer transformar a cultura da sua organização? Precisa de apoio nesse processo? Conte com a Supera!

Somos uma agência de comunicação para a transformação de pessoas e organizações, com uma vasta experiência em segmentos de negócio diversos.

Mande uma mensagem para gente e saiba mais!