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Como usar a escuta ativa para conhecer e atender as necessidades profissionais?

Uma equipe é formada por pessoas com pensamentos e ideias diferentes, certo? E isso é o que torna cada um importante para o bom funcionamento de uma empresa. Com esse pensamento, uma ferramenta que pode ajudar a gerenciar e se comunicar com todos de uma forma integrada é a escuta ativa.

O que é escuta ativa?

O termo é bem autoexplicativo e o método tem como principal objetivo demostrar ao interlocutor que há um interesse claro no que está sendo dito, que existe uma disposição em compreendê-lo.

Conforme nossa pesquisa “O multiverso da cultura organizacional e seus desafios para a comunicação interna”, essa metodologia é considerada um desafio nesse novo contexto organizacional pós-pandemia.

Por que utilizá-la?

Ceder as distrações é algo frequente nos ambientes de trabalho. Por vezes, as pessoas podem se distrair durante uma conversa ou checando as notificações do celular e até mesmo ficar pensando em problemas pessoais Por isso, existe uma certa dificuldade na transmissão do que precisa ser comunicado, pois uma das partes pode não estar prestando atenção.

Assim, a escuta ativa entra com a função de repassar as instruções, sanar prováveis dúvidas e encontrar uma solução para as oportunidades de melhoria. Aliás, essa ferramenta é embasada no fato de que todos podem contribuir para melhorar o trabalho.

Vantagens da escuta ativa no ambiente de trabalho

Essa técnica pode auxiliar em diversos aspectos, confira:

  • Melhoramento das relações dentro das equipes;
  • Fluxo constante de informação, alinhando as mensagens para todos os setores da empresa;
  • Comunicação eficaz e sem barreiras;
  • Diminuição de conflitos, que muitas vezes são causados por ruídos na comunicação;
  • Aumento na confiança dos funcionários nos líderes, e vice-versa;
  • Redução de erros na execução das atividades;
  • Surgimento de novas ideias e desenvolvimento da criatividade dos colaboradores;
  • Aumento da confiança dos funcionários;
  • Ajuda no relacionamento com os clientes;
  • Diminuição de retrabalho.

Como você implementa?

Não existe um jeito certo para a aplicação desse método, mas caso esteja em dúvida em como iniciar na sua equipe ou empresa, comece por:

  • De acordo com o GPTW (Great Place To Work), o primeiro passo para colocar em prática a escuta ativa é eliminando possíveis distrações, como o uso de celulares e redes sociais, afinal o entendimento errado de um pequeno ponto pode causar a necessidade de retrabalhos futuros;
  • Demostre que haverá momento de fala para todos. Logo, peça para que escrevam suas opiniões para serem apresentadas;
  • Ofereça feedbacks ao final da fala do interlocutor, mostrando qual foi o entendimento da fala dele. Faça elogios ou críticas construtivas;
  • Estimule a participação do time na tomada de decisão por meio de perguntas.

Assim, a escuta ativa pode ajudar a melhorar não apenas os relacionamentos dentro de uma empresa, mas também os processos de vendas, especialmente aqueles em que os clientes entram em contato direto com os profissionais de negócios.

Serviços da Supera

Quer saber mais como melhorar a experiência do colaborador e fortalecer a cultura organizacional da sua empresa por meio da escuta ativa? Fale com a gente!