Uma equipe é formada por pessoas com pensamentos e ideias diferentes, certo? E isso é o que torna cada um importante para o bom funcionamento de uma empresa. Com esse pensamento, uma ferramenta que pode ajudar a gerenciar e se comunicar com todos de uma forma integrada é a escuta ativa.
O que é escuta ativa?
O termo é bem autoexplicativo e o método tem como principal objetivo demostrar ao interlocutor que há um interesse claro no que está sendo dito, que existe uma disposição em compreendê-lo.
Conforme nossa pesquisa “O multiverso da cultura organizacional e seus desafios para a comunicação interna”, essa metodologia é considerada um desafio nesse novo contexto organizacional pós-pandemia.
Por que utilizá-la?
Ceder as distrações é algo frequente nos ambientes de trabalho. Por vezes, as pessoas podem se distrair durante uma conversa ou checando as notificações do celular e até mesmo ficar pensando em problemas pessoais Por isso, existe uma certa dificuldade na transmissão do que precisa ser comunicado, pois uma das partes pode não estar prestando atenção.
Assim, a escuta ativa entra com a função de repassar as instruções, sanar prováveis dúvidas e encontrar uma solução para as oportunidades de melhoria. Aliás, essa ferramenta é embasada no fato de que todos podem contribuir para melhorar o trabalho.
Vantagens da escuta ativa no ambiente de trabalho
Essa técnica pode auxiliar em diversos aspectos, confira:
- Melhoramento das relações dentro das equipes;
- Fluxo constante de informação, alinhando as mensagens para todos os setores da empresa;
- Comunicação eficaz e sem barreiras;
- Diminuição de conflitos, que muitas vezes são causados por ruídos na comunicação;
- Aumento na confiança dos funcionários nos líderes, e vice-versa;
- Redução de erros na execução das atividades;
- Surgimento de novas ideias e desenvolvimento da criatividade dos colaboradores;
- Aumento da confiança dos funcionários;
- Ajuda no relacionamento com os clientes;
- Diminuição de retrabalho.
Como você implementa?
Não existe um jeito certo para a aplicação desse método, mas caso esteja em dúvida em como iniciar na sua equipe ou empresa, comece por:
- De acordo com o GPTW (Great Place To Work), o primeiro passo para colocar em prática a escuta ativa é eliminando possíveis distrações, como o uso de celulares e redes sociais, afinal o entendimento errado de um pequeno ponto pode causar a necessidade de retrabalhos futuros;
- Demostre que haverá momento de fala para todos. Logo, peça para que escrevam suas opiniões para serem apresentadas;
- Ofereça feedbacks ao final da fala do interlocutor, mostrando qual foi o entendimento da fala dele. Faça elogios ou críticas construtivas;
- Estimule a participação do time na tomada de decisão por meio de perguntas.
Assim, a escuta ativa pode ajudar a melhorar não apenas os relacionamentos dentro de uma empresa, mas também os processos de vendas, especialmente aqueles em que os clientes entram em contato direto com os profissionais de negócios.
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