Uma boa comunicação organizacional sempre vem acompanhada de conteúdos internos relevantes e assertivos para o público interno, além de fáceis e simples de compreender. Inclusive, existem alguns caminhos para como criar uma comunicação atrativa e que torna os assuntos mais próximos das pessoas.
Em 2021, a Semrush, plataforma para pesquisa de palavras-chave e dados de classificação on-line, realizou um estudo no qual entrevistou 17 mil pessoas que trabalham com áreas envolvidas na criação de conteúdo. O relatório apresentou alguns resultados. Veja!
Para ajudar você nesse processo, vamos apresentar algumas soluções para as adversidades mais comuns.
Crie conteúdos interessantes para a organização e não somente para o público
Muitas empresas desenvolvem textos e criações pensando no que consideram interessante e importante, mas os colaboradores nem sempre concordam. Certos temas devem ser direcionados apenas para algumas áreas, na qual podem impactar o cotidiano.
Uma maneira de resolver esse ponto é fazendo uma pesquisa sobre quais são os públicos e o que pode ser relevante. Ao receber os resultados, crie uma persona para representar os funcionários.
Seja estratégico na produção de conteúdo
Criar um bom conteúdo nem sempre é o pilar principal para que ele seja efetivo, pois é necessário que haja estratégia na execução e na divulgação. Após a criação da persona, é preciso conhecer quais assuntos irão impactar quais públicos.
Para que as pautas sejam adequadas, é necessário que saibamos o que dizer e a hora que isso deve ser publicado, conhecendo as etapas em que o público interno está e como a divulgação será absorvida. Isso é um grande diferencial.
O que também pode auxiliar a melhorar a eficácia é pensar nos assuntos, quem serão os receptores e qual será a implicação daquele tópico na rotina do colaborador.
Utilize os formatos a seu favor
Às vezes, a comunicação não é transmitida de um jeito coerente ou no formato correto, fazendo com que a mensagem não seja absorvida.
Por isso, estude os meios disponíveis para serem trabalhados. Por exemplo: uma newsletter pode ter mais alcance do que um artigo, ou um vídeo pode chamar mais a atenção do que um texto no portal interno. Dependendo da estratégia que foi traçada, analise também a melhor forma de entregar o conteúdo (veja a estratégia de canais que desenvolvemos para BD).
Trabalhe a constância
Fazer informativos apenas em datas comemorativas ou para comunicar assuntos pontuais não colabora na criação da confiança e interação com os funcionários. A constância mostra que existe um interesse da empresa em manter o colaborador ciente e próximo do que está acontecendo no dia a dia.
Veja algumas dicas:
- Faça um planejamento mensal. Dessa forma, conseguirá se organizar para ter as pautas prontas nas datas pré-definidas;
- Converse com as áreas. Assim, elas terão ideias de temas para serem publicadas na semana ou no mês estabelecido;
- Use alguma ferramenta de gerenciamento de tarefas. Isso pode auxiliar a equipe na organização do que será feito, o que já está sendo executado e o que já foi finalizado.
Quer saber mais?
A Supera oferece diversos serviços que podem auxiliar você com o planejamento de conteúdos e canais, que irão melhor se adaptar ao seu público. Fale com a gente!