Proteção de dados e pessoas
Mesmo em tempos de home office, as pessoas lidam com muitas informações confidenciais. Diante desse cenário, fica clara a necessidade de falar sobre um tema importante: a segurança da informação.
Como proteger dados e documentos corretamente? Boas práticas de segurança são essenciais! Pensando nisso, preparamos algumas dicas que vão ajudar você a cuidar das informações da sua empresa.
Boas práticas de segurança
Utilizar os recursos eletrônicos com responsabilidade e proteger os dados garantem a segurança da empresa e dos funcionários e, por consequência, a ética dos negócios. Saiba mais:
- Jamais compartilhe sua senha de acesso. Ela é pessoal e intransferível;
- Não instale programas, aplicativos, jogos, vídeos, filmes e séries no equipamento que pertence à companhia sem autorização da área responsável. É de sua responsabilidade cuidar do patrimônio da empresa;
- Avalie se o equipamento está devidamente protegido, com o sistema operacional e/ou antivírus atualizados;
- Durante o horário de trabalho e principalmente quando estiver conectado com a rede corporativa, não acesse serviços de compartilhamento de dados;
- Atente-se a todos os tipos de conteúdo. Diversos deles guardam vírus e, assim, com um clique, você pode colocar em risco a segurança das suas informações;
- Tenha cuidado ao compartilhar informações do trabalho com seus colegas pelas plataformas de comunicação de uso pessoal, como o WhatsApp.
Segurança da Informação com o Workplace
A tecnologia oferece ferramentas fundamentais para o dia a dia de trabalho. No entanto, aproveitar tudo o que ela pode oferecer de melhor requer certos cuidados.
Por isso, você pode contar com uma plataforma colaborativa segura, como o Workplace from Meta, na qual os funcionários conseguem conversar com os colegas, compartilhar documentos e trocar informações confidenciais em um só lugar.
Na plataforma, é possível controlar os dados e evitar que eles sejam usados de maneira indevida ou acessados sem autorização. Quer saber mais? Confira a entrevista que realizamos com Caio Augusttus, Especialista em Segurança da Informação.
Qual a importância do Workplace para a segurança das empresas?
Caio – O Workplace concentra informações e comunicações da empresa em um só espaço. Com isso, é possível gerenciar dispositivos, controlar acessos e monitorar as publicações ali compartilhadas.
Além disso, a plataforma é armazenada na infraestrutura do Facebook, rede social que possui uma combinação de sistemas de segurança avançados.
Os dados que os funcionários inserem no Workplace pertencem à organização. Seus administradores podem modificar, excluir ou exportá-los a qualquer momento.
Qual a relação entre o Workplace e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)?
Caio – Ultimamente, tem se falado muito nesse tema. Ele é novo para todo mundo, e as empresas estão se adequando às diretrizes dele.
Um ponto importante é: a segurança da informação e a proteção de dados necessitam ser abordadas com frequência dentro das empresas. Afinal, as pessoas precisam entender a importância de proteger senhas, cuidar da privacidade e colaborar para o trabalho realizado pela área responsável.
Por que usar o Workplace em vez do WhatsApp?
Caio – Por ser uma rede social pessoal, utilizá-la para trabalho pode ser prejudicial, pois as empresas não têm o controle das informações que são compartilhadas no WhatsApp. Por exemplo: no Workplace, os dados inseridos pelos funcionários pertencem à empresa. Dessa forma, quando há um desligamento, o perfil é excluído, e o usuário não tem mais acesso a nenhum tipo de informação.
Transforme a comunicação!
O Workplace tem compromisso de garantir a privacidade e a segurança das pessoas. Ao implantar a plataforma na sua empresa, você tem acesso a ferramentas que permitem controlar acessos, gerenciar dispositivos e detectar links mal-intencionados.
Você ainda tem dúvidas em relação à segurança da plataforma? Fale com a gente! Estamos à disposição para transformar a forma como os empregados da sua organização se conectam.