No início de 2021, a sociedade brasileira enfrentava o pior período da pandemia. Nesse cenário, a Archer-Daniels-Midland Company (ADM), percebeu que os funcionários estavam desestimulados e estressados diante das incertezas.
Com o propósito de combater problemas de saúde mental e orientar o público interno sobre a importância de cuidar, também, da saúde emocional, a Supera estruturou uma campanha com foco nessa temática. Saiba mais!
Desafios
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 264 milhões de pessoas sofrem de depressão em todo o mundo, e um a cada 13 indivíduos manifesta sintomas dessa doença.
A mudança brusca da rotina que a pandemia causou na vida das pessoas trouxe impactos à saúde mental. Diante dos desafios deste momento, é esperado sentir-se mal, ansioso, tenso ou com raiva, mas há um limite para que esses sentimentos não virem doença.
Por isso, fez-se necessário reforçar a importância de cuidar da saúde mental e divulgar o PAE (Programa de Assistência ao Empregado) da ADM.
Objetivos da campanha de saúde mental
A ADM é uma das maiores empresas de nutrição do mundo, além de estar entre as principais processadoras de grãos e as maiores exportadoras em todo o Brasil.
O PAE (Programa de Assistência ao Empregado), benefício oferecido aos funcionários por meio de atendimento telefônico, oferece apoio psicológico e orientações financeiras e jurídicas.
Com o intuito de divulgar o programa e orientar os empregados sobre a importância de cuidar da saúde emocional, a Supera trabalhou numa campanha que tinha os seguintes objetivos:
- Reforçar a importância do cuidado com a saúde mental;
- Orientar sobres iniciativas para promover saúde mental e equilíbrio emocional;
- Destacar o papel do PAE (Programa de Assistência ao Empregado).
Estrutura da campanha de saúde mental
No processo de comunicação, que começou no primeiro semestre e deve se estender até o final de 2021, a Supera atuou com a criação de peças e o planejamento de comunicação – estruturado em quatro fases.
Fase 1 – Conhecimento
Neste primeiro momento, o objetivo da campanha foi informar sobre a saúde mental, além dos riscos e impactos para a saúde física e social.
Fase 2 – Envolvimento
Série de comunicações com a finalidade de divulgar o PAE e compartilhar dicas com foco em melhorar a qualidade de vida das pessoas.
Fase 3 – Acolhimento
Ações de engajamento e interação para permitir maior aproximação das pessoas com a temática.
Fase 4 – Manutenção
A fim de manter o assunto recorrente entre os colaboradores, a orientação da Supera no planejamento é manter assunto nos canais de comunicação quinzenalmente.
Conclusão
A narrativa da campanha foi pensada a fim de aproximar as pessoas do assunto, gerar interesse e transmitir os conceitos de forma leve e sem esteriótipos. Afinal, doença mental e desequilíbrio emocional não escolhem gênero, raça, classe social e/ou idade.
Quer saber mais? Conheça outros trabalhos realizados pela Supera clicando aqui.