ESG e Comunicação: parceria poderosa para o protagonismo

ESG é o termo utilizado para designar práticas ambientais, sociais e de governança. Atualmente, ele tem ganhado cada vez mais destaque no cenário corporativo ao representar a união de princípios e valores a estratégias de negócio. Mais do que isso, essas três letrinhas poderosas implicam no compromisso de promover ações mais humanizadas e sustentáveis dentro e fora das organizações. Vamos entender um pouco mas sobre esses conceitos antes de falarmos de ESG e Comunicação.

ESG e sustentabilidade: qual a diferença?

Apesar de andarem juntas, o ESG refere-se a critérios de investimento que consideram fatores não só ambientais. Ele também traz temas sociais e de governança para avaliar o desempenho das empresas. Já a sustentabilidade é um conceito mais amplo. Ela engloba práticas e ações que visam a preservação dos recursos naturais e sociais para atender às necessidades do presente sem comprometer as gerações futuras.

Propósito Corporativo e Engajamento Coletivo

Para a CEO do Instituto Capitalismo Consciente Brasil, Daniela Garcia, toda empresa que coloca o ESG a sua frente acaba mostrando muito do seu propósito nas suas ações e no seu planejamento estratégico. “É por meio das ações internas de ESG e aquilo que mostramos para o mundo externo que vai construir uma imagem cada vez mais consciente do impacto que estamos gerando”, explica.

É nessas circunstâncias de responsabilidade social e ambiental que a comunicação corporativa ganha uma atuação decisiva. Ela dá visibilidade e estabelece valores à cultura das organizações, sendo fundamental nas tomadas de decisões. E assim, os compromissos do planeta são transformados em práticas diárias pelos colaboradores.

“A gente percebe a mudança no comportamento dos colaboradores e no compartilhamento das informações e atividades nos grupos dentro das empresas. Uma pessoa que cresce, entrega mais qualidade no seu trabalho, se torna mais eficiente e faz com que seu entorno também mude”, ressalta Daniela.

De acordo com a especialista e consultora em Comunicação e ESG, Tamara Natale, a diferença entre o que as empresas falam e o propósito que elas assumem ainda é grande. “É algo que a gente precisa começar passo a passo para ser construído. Mas é papel do CEO e de toda a liderança querer essa transformação para um engajamento coletivo”, afirma.

Comunicação e ESG: a responsabilidade é de quem?

Após ganhar protagonismo pós-pandemia, muitas organizações firmaram compromisso com a agenda ESG. Então, tema entrou nas empresas para as áreas de Relações com Investidores (RI), Assuntos Corporativos e Relações Institucionais contando ou não com especialistas no assunto. Dessa forma, eles conseguem medir, monitorar, gerir e oferecer transparência aos stakeholders, evidenciando com políticas, iniciativas e indicadores de como estão praticando uma gestão sustentável.

Entretanto, os esforços de ESG não são apenas conduzidos por um departamento específico. Mas sim a partir de uma perspectiva integral do negócio, reunindo diversos profissionais de todas as áreas, inclusive, da comunicação corporativa.

A comunicação tem um papel imprescindível no engajamento dos colaboradores com o tema. Afinal, não adianta apenas mostrar para fora como a empresa atua na agenda ESG, uma vez que as principais iniciativas começam dentro das organizações. Para isso, a área tem um desafio grande. O de tornar a comunicação ESG mais inclusiva, indo além de termos técnicos para que as pessoas compreendam e tenham consciência de sua relevância. De que forma?

  • Criando campanhas de conscientização que comuniquem princípios e metas ESG.
  • Educando os colaboradores sobre a importância desses compromissos.
  • mostrando que tudo isso vai além dos negócios, pois é um assunto que vai além e engloba toda a nossa sociedade e o meio ambiente.
  • Integrando o ESG nas mensagens e treinamentos corporativos.
  • Incentivando o processo de letramento interno e o envolvimento dos colaboradores em ações de sustentabilidade e responsabilidade social.
  • Mostrando como as práticas afetam positivamente a empresa e a sociedade.

Tudo isso faz parte de ações que a área pode realizar.

Conclusão

César Rua, Gerente Sênior de Comunicação Interna da Vivo, afirma que educar é sempre um desafio. Principalmente, quando a empresa tem uma base de colaboradores tão diversa e com backgrounds distintos. Por isso, começar pelo simples é o melhor caminho para uma comunicação efetiva.

“Quando a gente fala de ESG e sustentabilidade, a gente precisa dar significado, explicar o que é cada uma das letras. Usar vídeos de fácil entendimento, textos, lives, vários recursos para esse tipo de conteúdo. Além disso, na Vivo, a gente traz para a realidade do trabalhador. Faz um paralelo de o que é a vida pessoal dele, o que ele pode fazer e o que a empresa está fazendo. Criar essa correlação é importante”, relata.

São essas campanhas e ações de letramento e engajamento do público interno e suas agendas ESG que farão a diferença no mercado. Afinal, o sucesso de qualquer estratégia ESG começa com as pessoas. Para isso, é muito importante que ambas as equipes estejam atuando em sinergia para que a mensagem final chegue ao colaborador de maneira com que ele possa levar os temas de sustentabilidade, social e governança para dentro e fora da empresa.

Em novembro de 2023, a Supera Comunicação em São Paulo realizou o evento Diálogos de Lideranças. César Rua, Daniela Garcia e Tamara Natale foram participantes no painel Comunicação ESG 360º – Um caminho da complexidade e transparência para a promoção da Sustentabilidade.

Como a Supera Comunicação pode ajudar sua empresa?

Em parceria com especialistas, a Supera Comunicação pode ajudar a estruturar as estratégias de Comunicação em ESG.

  • NarrativasConstrução de mapa de mensagens e adaptação para cada público de interesse.
  • EngajamentoCriação de ações elaboradas para cada público de interesse.
  • LetramentoDesenvolvimento de programa de educação de sustentabilidade direcionado para cada empresa, abordando temas de forma crítica e lançando luz aos desafios.

Independentemente do seu momento nessa jornada, conte com a nossa consultoria. Fale com a gente para saber mais!