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Campanha comunicação LATAM

Campanha de comunicação LATAM

Divulgação da Pesquisa OHI

LATAM é o principal grupo de companhias aéreas da América Latina, com presença nos mercados domésticos do Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru. Anualmente, a companhia realiza uma campanha de comunicação para divulgar a Organizational Health Index (OHI).

Em 2021, esse trabalho foi conduzido pela equipe de Comunicação Interna (CI) do Brasil e contou com o apoio da Supera. Saiba mais!

Desafios

Desde 2014, a LATAM realiza a pesquisa OHI, uma iniciativa que avalia a saúde organizacional a partir de 37 práticas internas, como governança e compliance, e outras nove dimensões relacionadas à cultura.

Com o cenário pandêmico, a companhia sofreu impactos diretos e rápidos, como a redução dos voos e equipes. Porém, com a retomada, a recuperação também está seguindo em ritmo acelerado.

Nesse sentido, a edição de 2021, que aconteceu entre 6 e 27 de outubro, foi fundamental para compreender os impactos das transformações internas e externas.

Estratégia da campanha

Como parte da estratégia de divulgação, a área de CI realizou comunicações para colaboradores e colaboradoras do Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Peru, Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai, além da América do Norte, Ásia, Oceania e Europa.  

O mote escolhido para a campanha de comunicação foi “Somos + LATAM quando transformamos desafios em superação”, a fim de destacar as principais iniciativas e acontecimentos da companhia em 2021. 

Fases da campanha

A comunicação de divulgação da Pesquisa OHI aconteceu durante 50 dias – com início em 15 de setembro e fim em 3 de novembro – e foi dividida em duas fases. A área de CI disparou 90 comunicados, entre todos os idiomas, canais e públicos.

FASE 1 – AQUECIMENTO

Na pré-campanha, realizada em setembro de 2021, a LATAM divulgou iniciativas e acontecimentos da companhia para líderes e colaboradores. A cada semana, os comunicados transmitiam uma mensagem-chave em três idiomas (português, inglês e espanhol). 

Minuto LATAM 

Minuto LATAM

Além das peças, a companhia realizou ativações no Minuto LATAM, canal de comunicação da companhia utilizado para divulgar informações de forma rápida e simples, e enviou três áudios de até um minuto gravados por um tripulante simulando speech de voo com a mensagem principal da semana. 

Em meio aos desafios da pandemia de covid-19, a LATAM precisou se superar para continuar com o seu propósito de levar os sonhos aos seus destinos.

Por isso, em suas falas, os tripulantes destacaram iniciativas que estavam alinhadas às nove dimensões da companhia e que foram fundamentais para enfrentar esse momento, como a conquista do certificado de saúde e segurança dos passageiros e o transporte gratuito de 130 milhões de doses de vacina. 

FASE 2 – ADESÃO

Peça fase 2 - Adesão

O objetivo foi promover a pesquisa e convidar os colaboradores a respondê-la. Durante um mês, a LATAM segmentou as comunicações para toda a empresa por e-mail, WhatsApp e canais internos.

Além disso, os diretores das áreas gravaram vídeos que foram disparados para as equipes, dando mais detalhes sobre a pesquisa e convidando cada funcionário a participar dela. O material foi acompanhado de um e-mail.  

Diversidade em pauta 

A jogadora de futebol Marta, brasileira seis vezes eleita a melhor jogadora de futebol do mundo, tornou-se, recentemente, Líder Global de Diversidade e Inclusão do Grupo LATAM. 

Esse movimento está alinhado à transformação cultural interna e externa da companhia, que busca ser mais inclusiva e diversa. 

Nesse contexto de evolução, surgiu a necessidade de abordar, pela primeira vez na pesquisa, questões relacionadas à diversidade a fim de avaliar o que os colaboradores e as colaboradoras pensam sobre o tema e como a LATAM está avançando nesse sentido.  

Resultados

Os comunicados enviados durante o período da campanha de comunicação tiveram uma excelente adesão em todas as línguas. A média de abertura dos e-mails, enviados para mais de 15 mil colaboradores e colaboradoras, foi de 71,1%.

Além do mais, a empresa atingiu 77% de participação na pesquisa. Esse número foi maior do que os demais anos – em 2020, por exemplo, chegou a 75%.  

A pesquisa é fundamental para um aperfeiçoamento das ações internas, processos e procedimentos de cada setor da LATAM, auxiliando no direcionamento das estratégias da companhia.

Afinal, enfrentar os desafios não era uma escolha, mas, sim, uma necessidade emergente para transformá-los em superação e seguir em frente no propósito de levar os sonhos das pessoas ao seu destino.  

Reconhecimento internacional

A campanha de comunicação da LATAM foi premiada com a medalha de prata na 9ª edição dos Prêmios Lusófonos da Criatividade, festival internacional sediado em Portugal.

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