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Campanha de Engajamento Danone

Campanha de engajamento Danone

Com apoio da Supera, a Danone, uma das empresas líderes mundiais no setor de alimentos e que está no Brasil há mais de 50 anos, desenvolveu uma campanha de engajamento.

O trabalho foi desenvolvido num momento de transformações, no qual a companhia uniu suas três frentes de negócio e passou a operar com um único corpo diretivo, integrando áreas, estratégia e cultura.

Desafios

A ação de engajamento foi criada para promover um senso de pertencimento nos colaboradores, também conhecidos como Danoners, e reforçar que, apesar da evolução, o propósito da empresa se mantinha o mesmo:

TRANSFORMAR A VIDA DAS PESSOAS COM UMA ALIMENTAÇÃO QUE LEVE SAÚDE E PRAZER, COM SUSTENTABILIDADE, AO MAIOR NÚMERO POSSÍVEL DE PESSOAS.

Sobre a campanha

O objetivo da campanha de engajamento era trazer mensagens inspiradoras e fortalecer a cultura orientada para o propósito, destacando o protagonismo dos Danoners e reforçando o senso de união que o novo momento da empresa demandava.

Nesse sentido, as comunicações e ações foram feitas em três ciclos, e o mote “JUNTOS, TRANSFORMAMOS SONHOS EM HISTÓRIAS REAIS” norteou todo o trabalho.

Primeiro Ciclo

Nomeado como Motivar, contou com mensagens mais aspiracionais para reforçar o senso do propósito da Danone: “O que faz a gente acordar todos os dias para trabalhar?”

As comunicações ocorreram em diversos canais da empresa, como e-mail, Workplace from Meta, mural e TV corporativa, a fim de levar as mensagens para todos os públicos: administrativo, fabril e força de vendas (colaboradores da linha de frente que atuam diretamente com os grandes clientes).

Peça de comunicação do primeiro ciclo  da campanha de engajamento Danone

Com o conceito “ALIMENTE O SOM DA DANONE”, o objetivo desse primeiro ciclo era dar protagonismo aos Danoners, relacionando a vida das pessoas com a Danone por meio da música.

Os colaboradores foram convidados para alimentar, coletivamente, uma playlist no Spotify com músicas que representavam a história deles na companhia a partir de dois critérios: gosto musical da pessoa e mensagem sobre alimentação com saúde e prazer.

Segundo ciclo

Na etapa Inspirar, a empresa reforçou suas ações e iniciativas internas e externas que tornam a vida melhor, de forma que as equipes se sentiram inspiradas a fazer parte da Danone.

Peça de comunicação do segundo ciclo da campanha de engajamento Danone

As comunicações aconteceram em diversos canais, e os Danoners também puderam participar ativamente da campanha, pois foram incentivados, por meio da pergunta “QUAL INICIATIVA DESPERTA AINDA MAIS O SEU ORGULHO DE SER DANONE?”, a compartilhar a iniciativa de que mais gostavam via Workplace from Meta.

O conteúdo tinha uma abordagem leve, informal e sempre próxima das pessoas, destacando o propósito de tornar a vida melhor – seja por meio de produtos e ações. No encerramento dessa fase, a Danone divulgou uma peça com as inciativas que foram mais apontadas pelos colaboradores e pelas colaboradoras.

Terceiro ciclo

O último ciclo, Envolver, promoveu uma experiência diferente aos Danoners para que pudessem internalizar as mensagens da campanha.

A Danone realizou o #10DaysChallenge, um desafio de dez dias para incentivar e celebrar o orgulho de ser Danoner. O primeiro deles foi a ação Bem na Foto, na qual colaboradores e colaboradoras foram convidados a mostrar todo o seu orgulho de ser Danoner.

Bastava escanear um QR Code ou enviar um “oi” para um número de WhatsApp e interagir com um bot. Nessa interação, o bot pedia uma foto da pessoa e, em aproximadamente dez segundos, o Danoner recebia uma peça da campanha, com sua foto protagonizando a comunicação.

Com a mensagem “VOCÊ ESTÁ OLHANDO PARA QUEM FAZ A HISTÓRIA DA DANONE ACONTECER!” e a hashtag #tmj_danone, as pessoas foram incentivadas a postar as fotos da ação no Workplace e nas suas próprias redes sociais.

Exemplo da Ação Bem na Foto realizada para a campanha de engajamento Danone

A ação Bem na Foto teve uma repercussão muito positiva, com mais de 100 posts no LinkedIn. Os Danoners ainda aproveitaram para relatar o orgulho de poder trabalhar numa empresa inovadora, que se preocupa com a qualidade e a sustentabilidade.

Reconhecimento internacional

A campanha de engajamento da Danone Brasil foi premiada com a medalha de prata na 9ª edição dos Prêmios Lusófonos da Criatividade, festival internacional sediado em Portugal.

Conclusão

Com todas as mudanças, a Danone passou a ter uma face única para seus colaboradores e colaboradoras, atuando de forma próxima, leve e ágil, sem deixar de lado a missão de criar um mundo ainda melhor, cuidando tanto do planeta quanto de quem vive nele.

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