Saber comunicar as práticas de ESG na sua empresa é fundamental. Com foco na Agenda 2030 da ONU, as companhias estão correndo contra o tempo para enquadrar processos, iniciativas e programas em práticas de ESG. Mas o que isso significa?
Em linhas gerais, ESG (Environmental, Social and Governance, ou na tradução livre, Ambiental, Social e Governança) mensura o quanto as empresas estão comprometidas em minimizar os impactos sociais e ambientais de suas operações. Financeiramente falando, o foco está nos parâmetros de análise utilizados por acionistas para decidir onde investir os recursos, além de ser, atualmente, um requisito básico para as empresas se manterem competitivas no mercado – e um diferencial de marca empregadora, uma vez que a nova geração busca empresas comprometidas com causas sociais e ambientais.
O cenário ainda é de alerta
De acordo com a pesquisa Visão do Mercado Brasileiro sobre os Aspectos ESG, da Bravo Research, parte das organizações ainda está vivenciando um processo de compreensão do tema.
Confira algumas dicas para começar a promover e comunicar ESG na sua empresa, com o apoio da Comunicação Interna.
Reflexões para a estruturação
- Antes de fazer qualquer comunicação ou recomendação, é necessário mapear as ações da empresa em cada um dos pilares – quais são as ações ambientais, sociais e de governança.
- Com esse mapa, é hora de entender com a diretoria o quanto de investimentos estão direcionados para ajustes e reestruturações, sejam de ações, projetos e até mesmo processos de trabalho. Se esse orçamento ainda não existe, a conversa é um ponto de partida para o planejamento financeiro. Se sua empresa já tem uma área de ESG, essas etapas são bem mais fáceis de executar.
- Com o suporte de uma consultoria, a empresa deve definir os objetivos de ESG no curto, médio e longo prazos. Estabeleça formas de monitorar a evolução dessas metas.
Estratégia de Comunicação
Com o plano de ações definido, é hora de comunicar – aqui você entende melhor como elaborar sua estratégia de comunicação. Conforme a maturidade do tema dentro da empresa, você pode selecionar a melhor intensidade desse processo.
- Uma identidade que envolva todos os materiais e comunicações de ESG colabora para que as equipes conectem os diferentes projetos, ações e programas relacionados aos temas. Assim, o conceito de ESG ganha um entendimento prático.
- Treinamentos e materiais de letramento são importantes nas empresas que estão dando os primeiros passos. As equipes ainda precisam entender os conceitos de ESG e enxergá-los de forma prática em ações e projetos.
- Transmitir mensagens por meio de histórias garante mais atratividade às mensagens. Por isso, busque acontecimentos inspiradores (de pessoas e projetos) e fale sobre ESG por meio deles.
- Uma mensagem construída em comunidade tem mais força que um único discurso. Por isso, evite fazer comunicações apenas unilaterais (da empresa para as equipes) e busque desenvolver essa narrativa em conjunto, envolvendo todos os colaboradores. Um exemplo disso é criar um podcast com diferentes convidados, sempre discutindo um pilar de ESG de forma prática.
Conte com a Supera Comunicação para aprofundar as reflexões sobre o tema e transformar as informações em mensagens mais atrativas. Marque uma conversa com a gente para entender mais a nossa estratégia de comunicação em ESG e conheça nossos cases.