Comunicação interna como ferramenta estratégica

Comunicação interna como ferramenta estratégica

A Votorantim Energia é uma companhia que comercializa energia e desenvolve estratégias com foco na redução de custos. Em razão do tipo do negócio, que passa por constantes mudanças, a cultura organizacional está sempre em evolução, exigindo um olhar atento para a comunicação interna como ferramenta estratégica.

Com apoio da Supera, a VE desenvolveu uma nova estratégia de comunicação com empregados e revitalizou seus canais para trazer uma abordagem mais atrativa. Confira mais detalhes do projeto:

Desafios da Comunicação Interna

Neste cenário de mudanças, a comunicação se tornou um pilar estratégico: empregados precisavam estar sempre informados sobre acontecimentos, mercado e possíveis mudanças.

Manter esse alinhamento era fundamental na hora de reter talentos, engajar empregados e fazer com que entendessem os motivos de cada escolha. Diante disso, os principais objetivos para fortalecer a cultura organizacional eram:

  • Criar uma narrativa que conecte todas as comunicações em uma estratégia;
  • Rever os canais de comunicação interna.

Soluções para a Comunicação Interna estratégica

Todo o planejamento foi estruturado em seis etapas. A primeira delas foi a criação de um novo conceito para conectar todas as informações. Em seguida, veio a revitalização dos canais de comunicação interna, com objetivo de transformá-los em formatos mais atrativos. Abaixo apresentamos mais detalhes sobre cada um deles:

  • Revista Conexão: a publicação, que era cheia de infográficos e matérias sobre o negócio, foi o primeiro canal atualizado. Após as mudanças, o material ficou mais clean e imagético, e as pautas passaram por um processo de humanização, tendo sempre as fontes como foco do assunto.

  • Informe Executivo: de uma news, o canal direcionado aos líderes se transformou em um arquivo digital navegável, com textos mais objetivos e um apelo visual muito forte.

De uma news, o Informe Executivo, canal direcionado aos líderes, se transformou em um arquivo digital navegável, com textos mais objetivos e um apelo visual muito forte
  • TV Corporativa: o canal foi reformulado e trouxe mais leveza e interatividade. Agora, ele conta com uma programação que mescla assuntos estratégicos com novidades sobre o mercado/empresa, além de informações sobre cultura, clima e tráfego.

  • Murais: o canal para alinhamento com as operações teve identidade visual e projeto editorial alinhados aos novos formatos: conteúdos estratégicos e focados em pessoas.

Resultados

No Encontro com o Presidente, a companhia realizou uma pesquisa para avaliar a percepção em relação à conexão do tema com os objetivos da VE. Na edição para os empregados corporativos, 73,6% dos respondentes afirmaram concordar totalmente com a relação.

Já na edição para líderes e usinas, esse índice subiu para 86,4%. Além desses dados, as mensagens-chave são percebidas no discurso, os times se envolvem nas ações relacionadas à campanha e feedbacks positivos são enviados por e-mail.

Os resultados da sua empresa estão longe do esperado? Pode ser que esteja na hora de rever sua estratégia de comunicação interna. Fale com a gente!