Em 2022, a LATAM Airlines estabeleceu o compromisso JETS (Justo, Empático, Transparente e Simples). Isso se transformou em uma nova cultura organizacional de diversidade, que passou a guiar a empresa a abraçar a pluralidade e a inclusão.
O projeto passou a envolver iniciativas de pequena, média e grande complexidades que levaram a empresa a agir de forma mais equalitária e cuidar das pessoas. Desde então, mudanças consideráveis aconteceram, refletindo dentro até fora da empresa.
Confira as iniciativas e resultados do case que ganhou Ouro na categoria Diversidade Equidade e Inclusão do PEMCC 2024.
Iniciativas de cultura organizacional de diversidade | 2022 e 2023
- Nova cultura organizacional JETS (Justo, Empático, Transparente e Simples), que reflete nossos princípios de cuidar das pessoas.
- Integração das pautas de diversidade e inclusão nas reuniões de resultados com os executivos.
- Implementação e divulgação do programa de reintegração de profissionais PcDs.
- Desenvolvimento de rodas de conversa com temas variados de diversidade.
- Realização do bate-papo Liderança Inclusiva.
- Criação do Comitê de Diversidade e Inclusão.
- Adaptação das mensagens internas e webinars, com linguagem inclusiva, Libras e opção de leitura para deficientes visuais.
- Realização de um Webcast especial com o CEO da empresa, Jerome Cadier, entrevistando os representantes de cada grupo prioritário e estratégico de diversidade.
- Início de parcerias com consultorias especializadas da Talento Incluir, Wapiya e Randstad para tornar nossos processos seletivos mais inclusivos e diversos.
- Retirada da obrigatoriedade da fluência em inglês dos processos seletivos de comissários de bordo.
- Elaboração do programa de estágio Turbine para desenvolver pessoas com deficiência, mulheres, negros e pessoas da comunidade LGBTQIA+ na área de Manutenção Aeronáutica.
- Formação de PcDs como mecânicos de aeronaves, com 90% de bolsas de estudos na Escola LATAM.
Resultados da cultura organizacional de diversidade
Diariamente, os princípios JETS se fortalecem com o apoio e a aceitação dos colaboradores da LATAM. Dessa forma, é inevitável que a participação e a representatividade da diversidade presente na sociedade em que vivemos aumente.
Ao ver os resultados alcançados, as pessoas se sentem inspiradas, pois as buscas vão além das metas. O objetivo é construir um futuro mais humanizado e inclusivo. Assim, as iniciativas são apenas uma amostra do caminho de transformação que a LATAM está trilhando em sua cultura organizacional.
Pessoas com Deficiência
Para impulsionar o aumento de pessoas com deficiência entre os colaboradores, a LATAM iniciou o Programa de Indicação PcD. Dessa forma, a empresa alcançou um marco significativo que incentivou os colaboradores a recomendarem talentos PcDs para se juntarem à equipe, com bonificação por indicação contratada. Assim, devido ao sucesso, o programa foi replicado em outros países, fortalecendo a comunidade global.
Etnia
A princípio, a LATAM realizou uma ação Orgulho Negro, que tornou acessível identificar as origens das pessoas negras. Por meio de testes de ancestralidade, a companhia conseguiu valorizar a conexão das pessoas com suas raízes. Como resultado, 10 pessoas descobriram um pouco mais sobre seus antepassados, a região onde viviam, seus principais hábitos e como vieram para o Brasil.
Posteriormente, outro projeto surgiu: o Quilombo Aéreo, iniciativa da Kênia Aquino, comissária de bordo. Seu objetivo é oferecer suporte, mentoria e formação para pessoas negras que atuam ou desejam atuar como tripulantes de cabine.
Gênero
Quando o assunto é gênero, a LATAM tem um marco histórico na companhia. Eles viram a participação das mulheres crescerem em setores antes predominantemente masculinos. Como, por exemplo, a iniciativa da Danielle de Sá, coordenadora de Rampa, que solicitou um processo seletivo exclusivamente feminino para serviços de manuseio, carregamento e descarregamento de bagagens. Por meio dele, 12 mulheres já estão atuando na área.
LGBTQIA+
Em um cenário corporativo no qual a inclusão de pessoas trans é um tabu, a LATAM escolheu quebrar paradigmas. Atualmente, 1% da população brasileira se declara trans e a empresa deseja alcançar a mesma porcentagem de colaboradores trans.
“Nós prestamos serviços para os clientes e só seremos capazes de entendê-los se tivermos pessoas plurais dentro da empresa. Isso começa na busca por representatividade de diferentes perfis para as equipes. Estamos evoluindo e aperfeiçoando para fazer ações cada vez mais robustas e sólidas.”
Henrique Mendes, coordenador de Recrutamento e Seleção
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