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O desafio de distribuir sorrisos. A importância da comunicação na pandemia

Quem é a Solar Coca-Cola

A Solar é a 2ª maior engarrafadora da Coca-Cola do Brasil e uma das 20 maiores fabricantes do Sistema Coca-Cola no mundo. Hoje, a empresa atua nas regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste, com presença em 18 estados e mais de 15 mil pessoas em seu quadro de profissionais.

Desafio

Com o início da pandemia de covid-19, a Solar Coca-Cola se viu diante da necessidade de se organizar rapidamente para manter suas operações em atividade, considerando toda a sua estrutura, suas diferentes áreas e mais diversos processos de trabalho.

Estratégia

Inspirada por seu propósito, traduzido pela “paixão na distribuição de sorrisos e excelência na produção e na distribuição de bebidas”, e tendo como um dos pilares de sua cultura a valorização das pessoas, a Solar priorizou a saúde e a qualidade de vida da sua gente na reorganização de suas atividades. Os profissionais foram divididos conforme a necessidade das suas atividades e direcionados para o modelo home office ou, caso precisassem continuar trabalhando  presencialmente, passaram a atuar com cuidados e orientações redobrados por parte da companhia.

Solução

Ainda em 2020, no auge da pandemia, várias iniciativas foram adotadas para os diversos públicos, que contaram com o apoio da Supera para sua comunicação.

Para todos os colaboradores

  • Protocolo de Ações: desenvolvido e divulgado com atualizações periódicas.
  • Cartilha Orientativa e FAQ: documentos com as principais dúvidas, desenvolvido pelo time de saúde em parceria com a área de engajamento.
  • Reforços de Comunicação: sobre os cuidados com saúde e prevenção da covid-19.
  • Matéria sobre Planejamento Financeiro: com dicas para otimizar o bônus recebido no PRS e orientações estratégicas para se planejar financeiramente.
  • Flexibilização de Vale-refeição e Vale-alimentação: comunicando a possibilidade de os colaboradores direcionarem o valor para suas necessidades.
  • Orientações sobre Benefícios: detalhando as melhorias e as possibilidades de uso de benefícios como plano de saúde, refeitórios e transporte de pessoal.
  • Fortalecimento da atuação dos Embaixadores de Comunicação Interna:  chamados Vozes Solares, eles passaram a compartilhar cards orientativos sobre a prevenção da covid-19 por meio dos grupos de WhatsApp.
  • Telemedicina: realização de exames admissionais e demissionais por meio da telemedicina, além de acompanhamento remoto de colaboradores com suspeita e confirmação de covid-19.

Colaboradores em home office

  • Treinamento: sobre ergonomia em casa, realizado de forma on-line.
  • Guia de Ergonomia: criado para apoiar o home office.
  • E-book do Home Office: para ajudar os profissionais a criarem seu espaço de trabalho, se ajustarem aos novos processos e organizarem sua rotina de trabalho.
  • E-book para Lideranças: com orientações sobre como se manter presente e fazer uma nova forma de gesta.

Logística

  • Reservatórios de água (corotes): instalados em toda a frota de caminhões, com disponibilização de sabão para reforçar a higienização das mãos.
  • Adesivo orientativo sobre covid-19: instalado em toda a frota de veículos da Solar.

Unidades de Produção

  • Fardamento: entrega de uniformes extras para todos os colaboradores.
  • Itens de higiene: disponibilização de álcool 70%, álcool em gel, borrifadores, máscaras descartáveis e reutilizáveis para todos.

Comunidades

  • Doações: de 500 mil garrafas para os governos estaduais, com foco no envase de álcool líquido 70%.
  • Segurança Alimentar: doação de 21 mil produtos e mais de 23 toneladas de alimentos para colaboradores, uma vez que muitos profissionais ficaram em situação de vulnerabilidade no período.
  • Ação Estamos Nessa Juntos: coordenada globalmente pela Coca-Cola, suspendeu as campanhas publicitárias da empresa durante três meses e converteu sua verba para apoiar as comunidades onde a empresa atua.

Resultado

Como destacado pela pesquisa, o cuidado com a saúde e qualidade de vida foi relevante no período. Na Solar Coca-Cola, a soma de todas as iniciativas fortaleceu esse sentimento entre colaboradores e comunidades, de forma prática. Além disso, muitos materiais criados apoiavam as lideranças nos momentos mais sensíveis, orientando-as quanto à relação com suas equipes, enquanto outros tinham como foco a organização dos novos processos de trabalho e a manutenção das relações com os colegas.

O impacto dessas ações foi observado na manutenção do engajamento e comprometimento com as atividades, independentemente do formato de trabalho, comprovando a importância dessas iniciativas para o contexto organizacional, conforme mapeado pela pesquisa.

Gostou? Esse é um dos temas que a nossa pesquisa “O multiverso da cultura organizacional e seus desafios para a comunicação interna” mapeou.

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