Períodos sazonais, como o Novembro Azul, são excelentes para desenvolver uma campanha de comunicação interna com foco em gerar engajamento, fortalecer a cultura organizacional e reforçar pilares e compromissos.
Porém, como as áreas de Comunicação podem fazer isso de forma efetiva? Falar por falar não é eficaz. É preciso que essa campanha tenha uma linha narrativa alinhada aprincípios, estratégia, missão, visão e valores da companhia.
Diante da experiência da Supera com campanhas do tipo, preparamos um conteúdo especial para ajudar você a planejar suas comunicações de Novembro Azul. Confira!
Novembro Azul
A campanha de Novembro Azul é um movimento de conscientização para prevenção do câncer de próstata.
Segundo pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) em 2020, 55% dos homens acima dos 40 anos deixaram de fazer alguma consulta ou tratamento médico em função da pandemia.
Os homens devem procurar o urologista a partir dos 50 anos, mas quem apresenta fator de risco (histórico familiar, por exemplo) deve iniciar as consultas aos 45 anos. Nesse contexto, como fazer campanhas internas para impactar funcionários de todas as idades?
Dicas para a campanha
1 – Utilize fontes confiáveis
As fakes news também existem quando o assunto é saúde e podem prejudicar muita gente. Por isso, questione e cheque a veracidade das informações antes de divulgá-las.
Utilize fontes confiáveis como a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) e o Instituto Nacional de Câncer (Inca) para basear seus conteúdos.
2 – Realize ações com profissionais da saúde
Esse grupo é habilitado para dialogar com os funcionários e funcionárias e promover conscientização sobre cuidados com a saúde masculina. A área de Saúde e Segurança no Trabalho pode ser parceria da Comunicação nessa atuação.
3 – Reforce a importância do autocuidado em todas as faixas etárias para quebrar preconceitos
Infelizmente, há muito tabu em relação à saúde masculina, e vários homens acabam deixando os cuidados de lado. Nesse sentido, é fundamental que outros públicos sejam impactados pelas campanhas de comunicação.
Aborde a importância de praticar atividade física, ter uma alimentação adequada, dormir com qualidade, aferir a pressão, acompanhar taxas de colesterol e visitar o médico regularmente.
4 – Oriente sobre diagnóstico precoce
A detecção precoce do câncer é uma estratégia utilizada para encontrar um tumor numa fase inicial e, assim, possibilitar maior chance de tratamento – chegando a 90% de chance de cura.
5 – Faça uma conexão com a estratégia
Aproveite o momento para traduzir os valores e fortalecer a cultura da empresa. Por exemplo: se Cuidado e Respeito são atributos que fazem parte da essência do negócio, utilize-os na sua estratégia de comunicação e engajamento.
Separamos algumas peças de campanhas de Novembro Azul que nosso time produziu para inspirar você. Veja!
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Somos uma agência especializada em comunicação para a transformação da cultura organizacional e temos um trabalho interativo e próximo dos grupos de trabalho e dos clientes para fazer gestão, planejamento e criação de campanhas de comunicação interna.
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