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Jeito Nexa & Pluralidade Nexa: diversidade e cultura organizacional na Nexa

Diversidade e cultura organizacional na Nexa

Nexa é uma mineradora global que faz parte do conglomerado de empresas investidas do Grupo Votorantim. Com apoio da Supera, a companhia passou por um processo de transformação cultural e fortaleceu ações de diversidade internamente.

Ela está entre as cinco maiores produtoras de zinco do mundo e, atualmente, possui 5.760 empregados e 11.470 empreiteiros trabalhando em minas e escritórios no Brasil, Peru e Luxemburgo. Saiba mais!

Desafios

De acordo com um levantamento da McKinsey & Company, organizações com diversidade de gênero têm 15% a mais de chances de ter rendimentos acima da média.

Entretanto, esse tema ainda é um desafio na mineração. Para mudar o cenário e transformar o futuro do setor, a Nexa busca criar um ambiente mais plural, bem como valorizar as pessoas e suas diferenças, a fim de construir uma cultura organizacional mais diversa.

Programa de Diversidade

Em parceria com a Supera e o Lab Diversidade, projeto conduzido por colaboradores e lideranças da agência sobre assuntos de Diversidade & Inclusão, a companhia desenvolveu o Pluralidade Nexa.

O programa de diversidade tem o objetivo de criar um ambiente de trabalho inclusivo e de respeito a todos em um ramo de negócio que ainda carrega muitos estereótipos.  

Nesse sentido, a iniciativa conta com cinco Grupos de Afinidades formados por voluntários e voluntárias:

  • Mulheres;
  • Raças e etnias;
  • LGBTQI+;
  • PcDs;
  • Multigerações.

Os temas são relevantes para a cultura organizacional e, a fim de reforçá-los no cotidiano, as datas comemorativas são uma ótima oportunidade. Por isso, a Nexa tem desenvolvido ações para promover reflexões e debates sobre diversos assuntos, entre eles, a temática LGBTQI+.

Em 2020, a companhia realizou, em junho, o Mês do Orgulho LGBTQI+. Afinal, o Dia do Orgulho LGBTQI+ é celebrado em 28 de junho, originado do acontecimento histórico conhecido como a Revolta de Stonewall Inn.

Estratégia de comunicação

O programa de diversidade da companhia está conectado ao Jeito Nexa, que sintetiza os principais aspectos da cultura da empresa e possui três pilares: Inteligência, Coragem e Entusiasmo.

Diante desse cenário, a estratégia de comunicação foi estruturada em três frentes:

Informar

Nessa etapa, a companhia trabalhou com informações históricas e técnicas sobre o movimento LGBTQI+. A estratégia abrangeu os canais de comunicação interna, máscaras de perfil e figurinhas para WhatsApp.

Newsletter Rolando na Nexa da empresa Nexa Resources com pautas sobre diversidade e inclusão

Conscientizar

Nesse segundo momento, a ideia foi despertar reflexões por meio de histórias de empregados e de um conteúdo mais didático, explicando a diferença entre sexo biológico e identidade de gênero, por exemplo.

Além disso, foram trabalhadas as letras da sigla (LGBTQI+) e os termos e comportamentos que podem ser preconceituosos. As comunicações foram realizadas por meio de posts e vídeos no Workplace from Meta e outros canais de CI.

Engajar

Finalmente, todo o processo de comunicação direcionou para o Diálogos Plurais, evento on-line que contou com a participação de uma drag queen brasileira muito conhecida: Lorelay Fox.

Numa conversa leve, ela trouxe abordagens profissionais para o tema e muitas reflexões importantes, principalmente considerando o cenário do segmento da empresa.

Lorelay Fox em sua participação no evento de diversidade Diálogos Plurais realizado pela Nexa Resources

Ainda no evento, o Grupo de Afinidade LGBTQI+ marcou presença ao abordar todas as iniciativas em desenvolvimento na Nexa.

Máscara de perfil com tema de diversidade no Workplace da Nexa Resources

Resultados

Por fim, a transmissão ao vivo contou com a participação de 850 pessoas. Além disso, a companhia recebeu diversos feedbacks positivos dos colaboradores e uma boa adesão à ação de máscara de perfil.

Por que falar de diversidade?

Criar um ambiente diverso e inclusivo é essencial para as empresas que querem atrair e reter talentos, principalmente os jovens profissionais da Geração Z. Eles são mais conectados às causas e estão ocupando mais espaços no mercado de trabalho. Portanto, a diversidade é um tema que ganhou mais visibilidade e urgência.

Diante disso, vale lembrar que, antes de qualquer discussão, é importante igualar as informações básicas, pois ainda são muito superficiais.

Diferentes equipes devem se conscientizar sobre o tema para que, de fato, as empresas não tenham apenas um discurso de diversidade, mas, sim, práticas corporativas que promovam a inclusão das diferentes pessoas.

Transforme a cultura da sua organização com diversidade! Fale com a Supera e saiba como podemos fazer isso juntos.