fbpx
Diversidade e Inclusão na Solar Coca-Cola

Diversidade e Inclusão na Solar Coca-Cola

Em conjunto com a Supera e o Lab Diversidade, a Solar Coca-Cola estruturou um Programa de Diversidade e Inclusão, com o objetivo de construir uma empresa mais diversa e inclusiva e dar mais visibilidade às pautas relacionadas ao tema nas comunicações.

Confira abaixo mais detalhes do projeto!

Desafios

Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Ethos com 500 empresas brasileiras, em 2016, apenas 2% de profissionais das organizações nacionais são Pessoas com Deficiência (PcDs). Já as mulheres representam 13,6% das vagas executivas e recebem 30% a menos que os homens.

Além desses números, a pesquisa mostra que apenas 4,7% dos negros ocupam cargos executivos. E não existe nenhum executivo indígena nas empresas estudadas.

Diante desse cenário, a Solar Coca-Cola buscava construir uma empresa mais diversa e inclusiva. Para iniciar esse movimento, a companhia mapeou datas relacionadas ao tema.

Diversidade e Inclusão na Solar Coca-Cola

Primeiramente, a companhia estruturou o Programa de Diversidade e começou o processo de informar e engajar as equipes, dando mais visibilidade às pautas na comunicação interna e acelerando a transformação da cultura organizacional.

Como uma das ações para ampliar reflexões e gerar empatia, a companhia começou a celebrar datas relacionadas à diversidade e à inclusão, como Dia Nacional da Luta contra o Racismo e Dia Internacional da Luta contra a LGBTfobia.

Ações de Diversidade e Inclusão

Para impulsionar as ações, a Solar utiliza pilares representados por selos:

Pilares de diversidade trabalhados pela Solar.

#EuIncluoLGTBQIA+
#EuIncluoMulheresNaLiderança
#EuIncluoPCD
#EuIncluoNegros

Nos desdobramentos, ela se sobrepõe ao tema a ser adicionado à hashtag, como se o coração abraçasse a campanha que abordará e sensibilizará os colaboradores e as colaboradoras.

Além do selo, a identidade visual reforça a silhueta clássica da garrafa de Coca-Cola, representando a variedade e a diversidade do modelo de negócio da companhia.

Dia Nacional de Denúncia contra o Racismo

Na data (13 de maio), foram realizadas comunicações para promover reflexões sobre a história do dia, além de uma abordagem prática das palavras e expressões que são usadas diariamente, porém carregam uma semântica racista.

A proposta era conscientizar para que as equipes deixassem de usar esses termos. Confira algumas peças que produzimos:

Dia Internacional da Luta contra a LGBTfobia

A data, que também é celebrada em maio, foi uma oportunidade de retomar a história do movimento, promovendo empatia nas pessoas.

A narrativa da campanha foi colaborativa, dando voz para que colaboradores e colaboradoras expressassem seu orgulho e protagonizassem as comunicações. Além das peças de comunicação, realizamos ações de ativação.

  • Podcast com Gabriela Augusto

Com um formato diferente para falar sobre o tema, a Solar compartilhou com as equipes um podcast especial com a Gabriela Augusto, mulher trans fundadora do Transcendemos, Consultoria em Diversidade e Inclusão.

  • Publicação no Aplicativo Conecta

O Conecta é o app de comunicação interna da Solar, que tem o objetivo de aumentar o alcance das mensagens e permitir que as pessoas interajam com a companhia na palma da mão.

Todas as comunicações da empresa se desdobram em conteúdos na plataforma, para que os colaboradores e as colaboradoras pudessem participar da narrativa da Solar.

Nesses temas apresentados, o engajamento das equipes foi alto, com vários comentários e feedbacks positivos.

Reconhecimento

A campanha de Diversidade e Inclusão recebeu o bronze na categoria Comunicação Interna do Prêmio Lusófonos da Criatividade, festival internacional de publicidade, design e comunicação.

Conclusão

De forma estratégica e efetiva, a Solar Coca-Cola segue promovendo, com apoio da Supera, a cultura de diversidade e abrindo diálogos para criar um ambiente de trabalho saudável, no qual as pessoas tenham a liberdade de ser quem são.

Também precisa de ajuda para implementar ações de diversidade e inclusão na sua organização? Fale com a Supera!

Olá! Posso ajudar?