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Parceria de GAC com Beehome

Grupo Aço Cearense e a implementação do canal digital Beehome

A área de Comunicação Interna do Grupo Aço Cearense recebeu o desafio de informar, engajar e encantar as pessoas, entregando uma comunicação mais assertiva, inclusiva e integrada para todos os seus públicos internos (escritório, indústria e florestal). Para isso, implementamos a Beehome, uma plataforma digital que combina agilidade nos fluxos de serviços internos e melhora o engajamento das equipes.

QUEM É O GRUPO AÇO CEARENSE?

Atuando no mercado siderúrgico e metalúrgico, contribuíram para o desenvolvimento do país, o Grupo Aço Cearense (GAC) está consolidado no território brasileiro, com mais de 40 anos de história, mais de 16 mil clientes ativos, 4 empresas no grupo e 1 instituto nos estados do Ceará, Pará e Tocantins.

O grupo é formado por quatro empresas: Aço Cearense Comercial (estrutura focada em vendas e posicionamento); Aço Cearense Industrial (indústria de transformação do aço); Instituto Aço Cearense (responsável por ações sociais em educação, cultura, esporte e empreendedorismo); e SINOBRAS Florestal (15 fazendas de plantio de eucalipto para a produção de redutor bioenergético).

DESAFIO PARA IMPLEMENTAR A BEEHOME

A organização percebeu que era necessário implementar um portal digital de comunicação e serviços que combinassem três pilares: Pessoas, Comunicação e Serviços.

Para isso, escolhemos a Beehome, uma plataforma capaz de gerir a integração das funcionalidades que pudessem solucionar o desafio do grupo:

  • Comunicação de forma mais abrangente e encantadora para alcançar o máximo de colaboradores possíveis;
  • Gestão de pessoas e otimização de processos;
  • Diversidade de canais: portal, aplicativo e TV Corporativa, impactando a experiência do colaborador, com integração, agilidade, mobilidade, assertividade, empoderamento e segurança de dados.

OBJETIVO DA CAMPANHA

A Supera atuou de forma estratégica, consultiva e operacional durante todo o processo de implantação da plataforma. Fomos responsáveis pela a Imersão na Comunicação Interna, no qual trabalhamos no planejamento, nos treinamentos e nas consultorias.

Com os objetivos alinhados, executamos juntos as seguintes etapas:

  1. Definição de equipe de trabalho;
  2. Imersão na cultura corporativa;
  3. Ressignificação da comunicação interna;
  4. Estratégia de lançamento;
  5. Conceito editorial e criativo da campanha de lançamento;
  6. Workshops para influenciadores internos e lideranças.

CONTEXTUALIZAÇÃO DO CANAL DIGITAL

Equipe de trabalho

Nesta primeira etapa, estabelecemos pontos importantes para o projeto:

  • Definimos o time do projeto Supera+GAC;
  • Realizamos a divisão de responsabilidades;
  • Definimos o cronograma;
  • Alinhamos datas e horários das reuniões de acompanhamento semanal.
Imersão e engajamento

A segunda fase se dividiu em três etapas:

  1. Reuniões de imersão na cultura organizacional e na comunicação da empresa;
  2. Direcionamento dos objetivos que deveriam ser seguidos no projeto;
  3. Identificação das áreas que poderiam ser porta-vozes.
Ressignificação da comunicação interna

O terceiro ciclo foi o momento de reflexão sobre a atuação da comunicação interna. Em vista disso, fizemos uma análise da atuação e do papel da CI na empresa, mostramos os objetivos e o planejamento dos canais e, por fim, organizamos os novos fluxos de trabalho da área.

Definição de grupos

Na quarta fase, tivemos uma reunião focada em organizar a dinâmica dentro da plataforma Beehome. Para isso, identificamos as possibilidades de segmentação de públicos, pois cada área e empresa possuía suas demandas específicas, então, era preciso uma atenção especial.

Estratégia de lançamento

O penúltimo ciclo seguiu três propósitos:

  • Planejar a estratégia dos lançamentos dos canais e das ativações;
  • Definir as etapas de comunicação desse novo período;
  • Criar um manual de boas práticas e um tutorial de como usar o Beehome.

A imagem apresenta a identidade visual da campanha de implementação da Beehome.

Implementação de workshops

Na última fase, realizamos três workshops on-line personalizados para os grupos de liderança e influenciadores internos. O objetivo foi apresentar as motivações estratégicas, os benefícios e a usabilidade da plataforma, para que líderes e influenciadores estivessem em sintonia durante o lançamento e a fase de sustentação da plataforma, atuando como disseminadores da importância de todos estarem conectados ao mesmo objetivo.

RESULTADOS DA IMPLEMENTAÇÃO DA BEEHOME

Com o apoio consultivo e insights fornecidos pela Supera em todo o planejamento de campanha, o Grupo Aço Cearense obteve resultados expressivos na adesão dos colaboradores, e na diversificação de formatos e ações para lançamento e sustentação, visando atrair os colaboradores para a plataforma e mantê-los engajados. Com isso, canais de comunicação mais tradicionais, com baixa capacidade de gerar engajamento e possibilitar mensuração, foram descontinuados e substituídos pela nova estrutura de comunicação e oferta de serviços mais fluida, rápida, conversacional, interativa e encantadora.

Confira alguns números expressivos:

A imagem mostra os resultados alcançados com a implementação da Beehome no GAC.

CONCLUSÃO DO TRABALHO

Aliado a todos esses resultados, a área de Comunicação Interna também passou a contar com a mensuração de dados mais robusta, disponibilizada pela Beehome, que permite inúmeras análises que podem ratificar a tomada de decisões, direcionar para melhorias, avaliar tendências e combinar a gestão da comunicação e serviços focados nos objetivos estratégicos da empresa e nos interesses dos colaboradores.

Sua empresa também quer evoluir em seu modelo e canais de comunicação para melhorar a experiência do colaborador e seus resultados de negócios? Converse com a gente!