A LATAM Airlines desejava que as pessoas estivessem no centro da comunicação. Nesse sentido, eles passaram a contar histórias com exemplos únicos e reais nos canais: a newsletter VOCÊ + LATAM BR, o App LATAM+ e o Webcast, um canal ao vivo com o CEO e o Diretor de RH.
Como a marca LATAM Brasil está sendo construída de dentro para fora, a empresa queria conectar essas histórias à Proposta de Valor Interna da empresa, gerando pertencimento às pessoas. Do mesmo modo, eles desejavam que tanto as que protagonizam quanto as que consomem internamente (e externamente) esse conteúdo se sentissem engajadas. Nesse sentido, uma inovação foi adicionada à newsletter LATAM: um botão de compartilhamento para o LinkedIn para que as pessoas possam contar sobre seu orgulho e identificação com a marca empregadora.
Transformações realizadas
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- Reformulação completa da newsletter VOCÊ + LATAM BR: linguagem mais direta e dinâmica, fortalecendo a cultura da LATAM Brasil com histórias de representatividade e reconhecimento.
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- Criação de seis editorias fixas: ISSO TEM VALOR, SIMPLIFICANDO, PARABÉNS E OBRIGADO, É BOM SABER, CADA DIA + JETS e LATAM EM UMA IMAGEM.
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- Início do concurso LATAM EM UMA IMAGEM: o objetivo é eleger a imagem que melhor representa a LATAM, feita pelos próprios colaboradores.
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- Colaboradores participam na editoria SIMPLIFICANDO: Natália Barbieri, consultora de Estratégia de Clientes, explicou aos colegas sobre o índice ASK e sua importância para a empresa. Danilo Gomes, coordenador de On Time Performance, falou sobre o complexo processo de construção de uma Season.
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- Atuação dos colaboradores na editoria É BOM SABER: colaboradores participaram do fórum sobre Racismo na Aviação promovido pelo SINDIGRU.
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- Pai e filha na aviação: a LATAM contou a história do comandante Renato Rabay e sua filha Bruna, recém-habilitada como copilota em diversos canais. Ela teve a oportunidade de voar com o pai na véspera do Dia dos Pais.
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- Desenvolvimento de carreira na editoria ISSO TEM VALOR: a colaboradora Renata Alcântara migrou de uma função terceirizada para a supervisão nível Brasil e eles celebraram juntos.
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- Família e carreira na editoria PARABÉNS E OBRIGADO: Cristiane Albertin recebeu o anúncio de sua promoção pela voz do próprio filho. A história emocionou a todos ao ser divulgada na newsletter.
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- Empatia e compaixão na editoria CADA DIA + JETS: Fábio Araújo encontrou uma solução para trazer uma menor de idade desacompanhada de volta para casa por conta de uma perda na família e a LATAM contou essa história.
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- Homenagem da equipe na editoria PARABÉNS E OBRIGADO: foi apresentada a surpresa que Denis Loureiro recebeu de sua antiga equipe ao embarcar no avião.
Com pessoas no centro da comunicação, o resultado é inevitável
Todas as mudanças tinham um objetivo claro: colocar as pessoas no centro da comunicação de forma orgânica. Primeiramente, o uso de banco de imagens nos canais internos é evitado e o destaque fica nas fotos reais. Além disso, a companhia deu autonomia pra que as pessoas contassem suas histórias do seu jeito, como se estivessem conversando com um colega. Por fim, a LATAM permite que elas fossem as protagonistas, usando menos gestores e diretores.
Conclusão, o foco está em mostrar quem são as pessoas que fazem a LATAM Brasil ser uma empresa de pessoas reais com muitas histórias de inspiração e pertencimento. Ou seja, essa comunicação inclusiva, democrática e emotiva permitiu que a empresa alcançasse resultados importantes de engajamento, conexão e, principalmente, orgulho de Ser+LATAM.
Com tantos resultados, não foi surpresa ver este case ganhar Ouro na categoria Employer Branding do PEMCC 2024.
Quer colocar as pessoas no centro da comunicação, rever sua matriz de canal e transformar a forma de entregar as mensagens? Fale com a gente!
