fbpx

13 de maio: uma data para refletir, não para comemorar!

Com um Programa de Inclusão e Diversidade bem estruturado, a Solar Coca-Cola, segunda maior fabricante de bebidas do Sistema Coca-Cola no Brasil, mapeou um calendário de ações institucionais conforme as principais datas relacionadas às pautas dos grupos menorizados.

Dessa forma, comunicações focadas em conscientização, informação e letramento são abordadas em canais de comunicação ou formatos diferentes ao longo do ano. No mês de maio, a empresa, juntamente com a Supera, elaborou um infográfico sobre a origem do Dia de Reflexão e Luta contra o Racismo.

Quais eram os desafios?

Tendo em vista que a abolição da escravatura em 13 de maio de 1888 não libertou, verdadeiramente, as pessoas escravizadas no país, a empresa tinha como objetivo explicar a colaboradores e colaboradoras as razões pelas quais a data de assinatura da Lei Áurea não deve ser comemorada.

Por se tratar de um assunto previamente discutido na Solar, o tom da comunicação deveria ser mais firme a fim de gerar questionamentos e incômodos nas pessoas. Além disso, a organização desejava que profissionais negros se identificassem com o tema por meio de assuntos explicativos, como fenótipo e colorismo, e, posteriormente procurassem atualizar a autodeclaração de raça no sistema do RH.

O infográfico

O documento, que foi publicado na rede social interna da companhia, contava com o detalhamento de diversos pontos. São eles:

  • Os motivos que culminaram na assinatura da Lei Áurea;
  • A necessidade das cotas raciais na sociedade atual;
  • Os tipos de racismos existentes;
  • O crime de racismo;
  • As diferenças físicas entre pessoas negras de etnias distintas;
  • Colorismo;
  • Fenótipo;
  • Convite para a atualização da autodeclaração de raça;
  • Canais institucionais de contato.

Pack de figurinhas

À parte, um conjunto de quatro figurinhas complementava o material. A proposta era contextualizar colaboradores(as) acerca de frases, expressões e termos racistas presentes na rotina, dentro e fora do local do trabalho.

Assim, quando a pessoa estiver entre amigos(as), familiares ou colegas e identificar o uso de uma palavra racista, ela pode advertir enquanto ensina.

Conclusão

A liderança do Comitê de Inclusão e Diversidade da Solar Coca-Cola tem a missão de tornar o clima organizacional mais acolhedor, plural e livre de preconceitos. De informação em informação, a empresa está conquistando todos os seus objetivos.

Quer inserir pautas inclusivas na sua comunicação? Entre em contato com a gente!

Olá! Posso ajudar?