fbpx

Comunicação interna para apoiar a CBA rumo ao GPTW

Great Place to Work (GPTW) é um selo que reconhece as melhores empresas para trabalhar, tanto no Brasil quanto no mundo. Para auxiliar a CBA a alcançar esse resultado, desenvolvemos uma campanha de comunicação interna. Veja mais!

QUEM É CBA?

A Companhia Brasileira de Alumínio atua de forma integrada, da mineração ao produto, incluindo a etapa de reciclagem. Com capacidade de gerar 100% da energia consumida por meio de fontes renováveis, a CBA fornece soluções sustentáveis para os mercados de embalagens, transportes, automotivo, construção civil, energia e bens de consumo, além de ser líder em reciclagem de sucata industrial de alumínio.

Com cerca de 6 mil empregados e empregadas, a CBA tem o compromisso de garantir a oferta de alumínio de baixo carbono em parceira com os stakeholders, desenvolvendo as comunidades em que está inserida e promovendo a conservação da biodiversidade.

DESAFIOS DA COMUNICAÇÃO PARA GPTW

O principal desafio foi engajar o público interno a participar da Pesquisa de Clima 2022, realizada em parceria com o Great Place to Work (GPTW). Para isso, desenvolvemos junto da Comunicação Corporativa uma campanha dinâmica e interativa a fim de impactar tanto os funcionários das fábricas e unidades de mineração quanto do escritório corporativo.

Com essa finalidade, trabalhamos a comunicação visual, como banners e peças de ambientação nas unidades, desdobrando as imagens e mensagens para os respectivos públicos. Dessa forma, geramos identificação e engajamento do público interno com a campanha (confira mais um case de sucesso sobre GPTW).

OBJETIVO

Além de explicar as dimensões avaliadas pela metodologia GPTW, a campanha elucidou o significado de cada uma das questões presentes na pesquisa e reforçou a confidencialidade e o anonimato dos respondentes.

Para cumprir com essas metas, seguimos algumas estratégias:

  • Explicar e contextualizar sobre a pesquisa aplicada. Dessa forma, desenvolvemos o orgulho nas pessoas, colocando o empregado como protagonista da evolução;
  • Como call to action, estimulamos o mesmo sentimento de orgulho. Assim, os colaboradores engajaram mais na pesquisa.

Após essa etapa e com os objetivos alinhados, colocamos para funcionar as seguintes etapas:

  1. Teaser
  2. Liderança e influenciadores
  3. Engajamento 1
  4. Engajamento 2
  5. Encerramento da pesquisa

CONTEXTUALIZAÇÃO SOBRE A CAMPANHA DE COMUNICAÇÃO PARA GPTW

Teaser

Nesta primeira fase, realizamos as seguintes ações:

  • Palestras de sensibilização e orientação dos líderes;
  • Ainda, para a liderança, um vídeo teaser que elucidava as possíveis dúvidas em relação à pesquisa;
  • Para todos os empregados, algumas peças de aviso sobre o início da campanha e informações sobre as dimensões avaliadas pelo GPTW, conforme sua metodologia.

Liderança e influenciadores

Logo depois, na segunda fase, os empregados e influenciadores colocaram em prática o conhecimento obtido nos encontros da fase Teaser, levando as mensagens alinhadas aos demais profissionais.

Para isso, usamos duas ferramentas de comunicação:

  • Tool Kit. Nele, estava presente um arquivo com a agenda de conteúdos que seriam transmitidos, além de mensagens-chave para serem usadas e um layout para comunicados locais.
  • Redes sociais. Por meio da ativação de um link enviado por e-mail, os influenciadores podiam personalizar uma foto utilizando uma máscara na identidade visual da campanha. A intenção foi utilizar as imagens nas redes internas, reforçando a importância da participação e os avanços obtidos na cultura organizacional a partir de pesquisas de clima anteriores.

Engajamento 1

As fases anteriores ocorreram durante a pré-pesquisa. Posteriormente, na terceira fase, trabalhamos os call to actions da seguinte forma:

  • Na semana antes de aplicar a pesquisa, aconteceu um bate-papo com líderes para reforçar os pontos de atenção;
  • Para todos os empregados, disparamos e-mails marketing e criados posts no Workplace informando o período de duração da pesquisa;
  • GIFs utilizando call to action também foram publicados;
  • Na comunicação visual, expomos cartazes nos pontos de ônibus internos, indoors e outros materiais impressos, fortalecendo a mensagem para públicos menos conectados, como a operação das fábricas e das minerações.

Engajamento 2

Após isso, veio a Ação de Orgulho na quarta fase. Nela, as equipes incentivaram o compartilhamento de práticas que contribuíssem para o impacto positivo dentro e fora da organização, despertando assim o orgulho de pertencer.

E mais:

  • Às lideranças, encaminhamos e-mails informando a porcentagem de respostas da pesquisa até determinada data;
  • Já para todos os empregados, encaminhamos GIFs criativos reforçando a facilidade em responder a pesquisa;
  • Também publicamos posts em que havia motivos e conteúdos em relação à participação.

Encerramento

Por fim, na última fase, trabalhamos com ações mais diretas, afinal grande parte já tinha participado da pesquisa. Para isso, fizemos as seguintes movimentações:

  • Às lideranças, ainda enviamos e-mails mostrando a porcentagem de respostas, porém com um reforço para auxiliar no engajamento de suas equipes;
  • Para os empregados, encaminhamos GIFs utilizando call to action, como “não deixe de participar” e uma contagem regressiva.

CONCLUSÃO

Definitivamente, a equipe de Comunicação Corporativa da CBA, com a assistência dos nossos especialistas, conseguiu atingir um resultado excelente no engajamento dos empregados. Logo, a organização recebeu a certificação do GPTW como uma excelente empresa para trabalhar. Para encerrar com chave de ouro, a CBA recebeu o reconhecimento de estar entre as 100 melhores empresas para trabalhar na indústria, segundo ranking do GPTW.

Também quer ser uma empresa premiada e conhecida pelo bom diagnóstico do clima organizacional? Converse com a gente.