O trabalho híbrido

Estratégia de conteúdo para adaptação aos novos processos

Uma das maiores empresas de dispositivos médicos do mundo, a BD possui quatro hubs na América Latina: Brasil, México, Andino (Peru e Colômbia) e Cone Sul (Argentina e Chile), que buscaram o apoio da Supera para iniciar ações de implementação do trabalho híbrido em suas unidades.

Desafio

Como uma empresa de saúde, a BD teve um papel fundamental na pandemia de covid-19. No final de 2021, após mais de um ano com parte da equipe em home office, o novo modelo de trabalho híbrido foi implementado pela BD global. Além de orientar sobre a nova rotina e política de trabalho, um dos aspectos importantes dessa mudança era promover a cultura e uma nova mentalidade entre seus profissionais.

Solução

Para que as informações fossem absorvidas pelos times e a longa periodicidade da campanha não gerasse desinteresse, elaboramos uma estratégia de conteúdo que se desdobrou em diversas frentes:

Newsletter mensal: publicação com conteúdos que reforçavam comportamentos esperados, com dicas práticas para aplicar na rotina de trabalho. Disponível em duas versões: uma para associados (colaboradores) e outra para lideranças.

Vídeo Ask: vídeos interativos, gravados com o VP da América Latina, em que os colaboradores participavam de um game respondendo a perguntas sobre os principais pontos do trabalho híbrido na BD.

Podcast: após identificar os principais embaixadores da empresa – pessoas admiradas pelos demais profissionais –, convidamos o grupo a gravar podcasts com as mensagens-chave que precisavam ser reforçadas, proveitando seu potencial de alcance.

Diálogos: vídeos em que dois colaboradores convidados batiam um papo e compartilhavam suas experiências com o trabalho híbrido. Uma vez que se tratava de uma campanha LATAM, era essencial reforçar a importância da coletividade, por isso os vídeos foram produzidos sempre com pessoas de diferentes hubs da região.

Animações de TV: pequenas esquetes que reforçavam as mensagens da campanha.

Vive LA: edição especial da revista digital, com depoimentos de colaboradores, reforçando aspectos e benefícios do trabalho híbrido.

Portal: página na intranet totalmente dedicada ao trabalho híbrido.

Resultado

A estratégia de conteúdo em diferentes formatos, incluindo os novos canais digitais implantados na pandemia, ajudou os times a se adaptarem aos novos processos e formato de trabalho. Além de mostrar o apoio da companhia, essa combinação foi essencial para que os profissionais assimilassem as principais mensagens, entendendo o que era esperado deles e as diretrizes práticas.

Assim, a BD apoiou o trabalho a distância com conteúdo atrativo e relevante para aprimorar a experiência do colaborador e fazer uma boa gestão da mudança – todos desafios urgentes identificados pela pesquisa.