Conheça a estratégia desenvolvida para uma das dez maiores empresas do Nordeste
A Solar Coca-Cola é uma das 20 maiores engarrafadoras do Sistema Coca-Cola no mundo e a segunda maior no Brasil.
Durante um período, a companhia parou de contratar estagiários para reestruturar um plano de atração de novos talentos.
Nesse contexto, a empresa contou com o apoio da Supera para colocar em prática um plano estratégico de divulgação interna e externa para seu novo programa de estágio 2021.
Confira mais detalhes!
Desafios do plano
Após a paralisação do programa, a companhia buscava atrair jovens universitários com sede de aprender e se desenvolver.
O objetivo era selecionar pessoas para conhecer novas áreas, fazer treinamentos, receber avaliações contínuas e chegar até uma possível efetivação.
Estruturação da campanha
A divulgação do programa de estágio aconteceu de dentro para fora.
Primeiramente, a Solar disparou comunicados internos para impactar os empregados e torná-los porta-vozes da campanha.
O conceito “decolar a carreira” norteou todas as etapas do plano de comunicação, tanto interna quanto externamente.
Nas peças de comunicação, foram utilizadas fotos de profissionais que eram estagiários na Solar Coca-Cola e hoje ocupam outras posições
Esse conceito está conectado com o objetivo do programa, que é fazer a carreira dos estudantes decolar em uma jornada estruturada de crescimento profissional.
Além disso, a expressão “Seu lugar ao sol”, também presente nas comunicações, foi utilizada para promover uma conexão com a marca e atrair talentos.
Etapas do plano de comunicação
Após o impacto nos canais internos, houve desdobramentos de comunicações nas redes sociais da Solar Coca-Cola. Saiba mais detalhes de como isso aconteceu:
1 – Teaser
Uma contagem regressiva para o início das inscrições no programa de estágio foi divulgada no site e no LinkedIn da marca.
De uma forma leve e descontraída, a Solar conseguiu chamar atenção das pessoas e gerar curiosidade.
2 – Lançamento
Uma série de postagens com as principais informações sobre o programa de estágio foi utilizada como estratégia de lançamento.
Nesse segundo momento, a Solar utilizou as redes sociais para convidar as pessoas a se inscreverem e, ao mesmo tempo, gerar engajamento por meio de enquetes e vídeos.
3 – Sustentação
A estratégia escolhida para a terceira etapa foi o vídeo-depoimento. A finalidade era divulgar histórias de empregados que iniciaram suas carreiras na companhia.
Nos vídeos divulgados pelo canal do Youtube da Solar, essas pessoas contaram sobre sua trajetória e evolução dentro da companhia.
Plano de comunicação: por que você também precisa fazer o seu?
Por fim, este case da Solar Coca-Cola reforça a importância da implantação de um plano de comunicação com estratégia de divulgação por etapas.
No início, é essencial captar a atenção das pessoas. Para isso, você pode criar soluções criativas que se conectem com o seu público-alvo.
Em seguida, apresente as informações de forma clara e sustente-as por um período, que deve ser definido de acordo com seus objetivos.
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