Das escutas aos canais e ritos
Há mais de 40 anos no mercado siderúrgico e com operações no Ceará, Pará e Tocantins, o Grupo Aço Cearense procurou a Supera para estruturar seu Programa de Desenvolvimento de Líderes (PDL) e aprimorar o processo de comunicação entre lideranças e seus times.
Desafio
Sem momentos formais para compartilhar informações com a equipe e canais de comunicação com periodicidade definida, as lideranças do Grupo Aço Cearense não compreendiam a comunicação como uma atividade essencial para o seu dia a dia e o negócio.
Estratégia
Nesse contexto, precisávamos entender aspectos essenciais da empresa – sua cultura organizacional, direcionadores de negócio e o real papel da liderança – para operacionalizar o projeto, que aconteceu em três etapas:
- Reunião com os times de Comunicação e RH, para alinhar expectativas em relação ao PDL.
- Apresentação aos VPs, para considerar sua visão sobre a comunicação da liderança e direcionar os próximos passos.
- Escutas presenciais com as lideranças, para mapear suas percepções sobre a comunicação do Grupo Aço Cearense e compreender como transmitiam essas mensagens para as equipes.
Solução
A princípio, o PDL seria realizado de forma presencial. Surpreendida pela pandemia, a Supera reinventou o treinamento, transformando-o em uma jornada digital.

Assim, durante quatro meses, o conteúdo da jornada foi transmitido em:
- Aulas on-line ao vivo, com interação e sessão de perguntas e respostas ao final.
- Podcasts com pílulas para reforçar o conteúdo das aulas on-line.
- Entrevistas com dicas e aprendizados de lideranças inspiradoras, captadas durante a escutas da 3a etapa do projeto e compartilhadas em vídeo.
- Conexões entre grupos após as aulas, para troca de experiências e solução de desafios.
- Checklists de avaliação da aprendizagem, para registro de críticas e sugestões de melhoria para o PDL.
- Reconhecimento com a entrega do Certificado de Líder Comunicador.
Paralelamente aos encontros, a Supera ainda estruturou o canal de comunicação oficial com a liderança e definiu os ritos de comunicação da gestão com as equipes.
Resultado
Ao final da jornada, realizamos uma pesquisa de satisfação em que 88% dos respondentes afirmaram já terem aplicado os aprendizados do PDL em seu dia a dia. Assim, de forma prática, contribuímos para que o Grupo Aço Cearense evoluísse seus processos e desenvolvesse competências para a transformação do mindset da alta gestão – dois dos obstáculos identificados pela pesquisa