Das escutas aos canais e ritos
O Grupo Aço Cearense (GAC) está há mais de 40 anos no mercado siderúrgico brasileiro e possui operações no Ceará, no Pará e em Tocantins.
A empresa procurou a Supera para estruturar o Programa de Desenvolvimento de Líderes (PDL) e aprimorar o processo de comunicação entre liderança e liderados.
Confira mais informações!
Desafios
A princípio, os líderes não compreendiam a comunicação como uma atividade essencial.
Isso se dava pela falta de momentos para compartilhar informações com a equipe e um canal de comunicação com periodicidade definida.
Diante desse contexto, a Supera precisava compreender alguns aspectos, como cultura organizacional, direcionadores de negócio e papel da liderança.
Etapas do Programa
Todas as etapas foram essenciais para o desenvolvimento da iniciativa.
Desde a reunião da Supera com os times de RH e Comunicação até às escutas ativas com as lideranças, o objetivo era mapear informações para estruturar o programa e o canal de comunicação da liderança.
1ª etapa
Primeiramente, a equipe da Supera realizou uma reunião on-line com o time de Comunicação e o time de RH do Grupo Aço Cearense. O objetivo aqui era alinhar expectativas em relação ao Programa de Desenvolvimento de Líderes.
2ª etapa
Em seguida, foi realizada uma apresentação para os vice-presidentes da empresa para explicar todas as etapas do programa.
Após a apresentação, eles tiveram a oportunidade de compartilharem sua visão em relação à comunicação dos líderes e refinar as orientações para os próximos passos.
Nessa escuta, um dos fatos mais sensíveis apurados foi a percepção de que talvez os líderes não compreendessem a atividade de comunicar como uma ação de sua responsabilidade.
3ª etapa
Diante dessa percepção, a terceira etapa foi a escuta com líderes.
O objetivo era avaliar como esses funcionários analisavam a comunicação que recebiam do GAC e como transmitiam essas mensagens para a equipe.
Além de levantar informações práticas sobre iniciativas e alinhamentos de comunicação, a escuta foi uma possibilidade de entender mais da cultura, desafios e diferenças entre uma operação e outra.
Para isso, o perfil dos selecionados foi amplo, de diferentes hierarquias: líderes formados dentro do grupo, líderes que vieram do mercado, líderes jovens e líderes seniores.
Solução
A princípio, o Programa de Desenvolvimento de Líderes seria realizado de forma presencial, com aplicações em Fortaleza e Marabá.
Porém, algo inesperado aconteceu: a pandemia da covid-19.
Diante desse novo desafio, a Supera se reinventou para criar um formato digital, com transmissões de São Paulo para Fortaleza, Marabá e outras localidades.
No novo formato, foram cerca de 13 horas de aplicação, com a participação de mais de 200 pessoas.
O Programa na prática
Durante quatro meses, o conteúdo da jornada de aprendizagem foi distribuído em várias sessões e formas diferentes.
Aulas on-line
As quatro aulas foram transmitidas ao vivo e houve interações com público e sessão de perguntas e respostas ao final.
Os conteúdos didáticos abordavam informações sobre cultura organizacional e habilidades essenciais para um líder comunicador.
Podcasts
Os programas de áudio off-line em formatos de pílulas foram distribuídos por canais digitais para reforçar o conteúdo das aulas on-line.
Entrevistas
Durante as escutas na terceira etapa, a Supera encontrou práticas e líderes inspiradores. Esses empregados gravaram entrevistas para compartilhar dicas e aprendizados com seus colegas.
Conexões
Após a aula, os líderes se dividiam pequenos grupos para trocar experiências e resolver desafiados conectados ao tema abordado.
Checklists
No final de cada ciclo (aula, podcast, entrevista e Conexões), cada líder respondia a um checklist para avaliação da aprendizagem, podendo registrar críticas e sugestões para melhoria no programa.
Certificados
O engajamento dos líderes em toda a jornada foi reconhecido por meio de um Certificado de Líder Comunicador.
Confira a opinião de líderes que participaram do Programa de Desenvolvimento de Líderes 2020:
Definição dos canais de comunicação
Após a realização do PDL, a Supera reuniu algumas informações mapeadas desde as primeiras reuniões para definir um canal de comunicação oficial com a liderança:
- Expectativas da Equipe do Grupo Aço Cearense e os alinhamentos feito com VPs;
- Pesquisas já realizadas pelo Grupo;
- Escutas com líderes;
- Resultados das atividades de Conexões e Checklists;
- Dados do mercado e a experiência da agência.
Nesse contexto, uma das premissas para o desenvolvimento do canal eram a periodicidade pré-estabelecida e um projeto editorial que respondesse aos temas prioritários.
Por isso, a newsletter Boletim dos Gestores foi redesenhada para compartilhar informações com os líderes via e-mail mensalmente. Seguir com o nome já conhecido ajudou a aumentar a adesão e a familiaridade com o novo formato do canal.
Nele, as editorias trazem informações sobre os resultados do GAC, alinhamentos do RH e mensagens-chave para os ritos de comunicação com as equipes.
Ritos da comunicação
Como os ritos podem promover a cultura de líderes comunicadores e auxiliar a liderança em seus desafios e aflições?
A partir desses questionamentos, foram estabelecidos ritos de comunicação dos líderes com a equipe para transmissão das informações.
O principal objetivo era estreitar essa relação e estimular a integração das pessoas.
Conclusão
Ao final da jornada de aprendizado, os líderes participaram de uma pesquisa que buscava identificar se já tinham aplicado os novos aprendizados no dia a dia.
Um pouco mais de 88% dos respondentes disseram que sim. Esse resultado destaca um ponto essencial para o desenvolvimento de líderes comunicadores: clareza e segurança no compartilhamento de informações com as equipes.
Neste caso, criar rotinas de comunicação e redesenhar um canal de alinhamento com periodicidade definida refletiu na rotina de trabalho e nos resultados da equipe.
Também precisa melhorar a comunicação entre líderes e liderados na sua organização? Mande uma mensagem para a gente!