Programas de reconhecimento: por que implantar na empresa?

Separamos alguns dados e insights para você implantar programas de reconhecimento na sua empresa. Confira!

 

Cultura, ritos e reconhecimento

Cultura organizacional é a forma das pessoas se comportarem em uma empresa, baseadas em exemplos, ritos, incentivos, valores (pessoais e coletivos) e histórias. Já os ritos são episódios de um negócio, como reuniões periódicas, cafés da manhã com o CEO/presidente, premiações, entre outros.

Por fim, o reconhecimento, ao contrário da recompensa, é visto como algo intangível, relacional e inesperado. Desse modo, os programas de reconhecimento são situações e iniciativas criadas para que as pessoas da empresa se sintam valorizadas.

 

O que os dados dizem?

Em pesquisa, a SHRM-Globoforce revelou que 68% dos profissionais de RH concordaram que o reconhecimento dos funcionários tem um impacto positivo na retenção e 56% disseram que esses programas também ajudam no recrutamento.

Já a SurveyMonkey estima que 63% das pessoas que são reconhecidas no trabalho consideram bastante improvável a possibilidade de procurar um novo emprego. Por outro lado, para aqueles que nunca ou raramente são reconhecidos no trabalho, os números caem para 11%. Além disso, 82% das pessoas entrevistadas consideram o reconhecimento uma parte importante de sua felicidade no trabalho.

 

Como implementar programas de reconhecimento?

Veja 5 dicas para implementar iniciativas de reconhecimento na sua empresa.

  1. Escute seus colaboradores: antes de tudo, realizar uma pesquisa de clima organizacional e mensurar os resultados são importantes para identificar a percepção das pessoas sobre os diferentes aspectos de sua experiência.
  2. Faça benchmarking: entender o que está funcionando em outras empresas pode ajudá-lo a perceber sobre os desafios enfrentados por elas e a melhor forma de superá-los.
  3. Tenha critérios bem definidos: as pessoas precisam entender o que é necessário realizar para receber o reconhecimento, independente do benefício que receberá. Não se trata de burocratizar, mas de ser justo.
  4. Deixe que todos saibam: quando a empresa reconhecer uma pessoa, é importante que haja divulgação, principalmente dentro de sua equipe. A liderança pode fornecer artes personalizáveis para que a pessoa divulgue no LinkedIn, além de usar ferramentas próprias.
  5. Comemore bons momentos: lembre-se também de aniversário de casa, aniversário do profissional, alcance de metas, eventos da vida (nascimento de filho ou casamento), aposentadoria, entre outros.
 

Qual o resultado dos programas de reconhecimento para a empresa?

Um elogio faz o cérebro produzir dopamina, que é responsável pela sensação de bem-estar. Mas, do ponto de vista organizacional, o reconhecimento do colaborador traz benefícios concretos.

Sendo assim, o reconhecimento reforça modelos de trabalhos que a empresa valoriza contribuindo para que outras pessoas reproduzam esse tipo de ação.

 

Quer implantar programas de reconhecimento ou receber consultoria sobre a melhor forma de comunicá-los? Fale com a Supera!