Ter uma cultura organizacional muito bem internalizada nos colaboradores é fundamental para que as empresas conquistem sua visão e propósito. Sabendo disso, a Prumo e a Porto do Açu queriam saber o quanto isso era uma realidade entre seus colaboradores. A seguir, conheça o Case que ganhou Ouro na categoria Pesquisa do PEMCC 2024 e veja, na prática, como a pesquisa pode trazer grandes resultados a cultura organizacional.
O cenário
A Porto do Açu é o único porto-indústria privado do Brasil e um dos maiores investimentos em infraestrutura no país, crescendo de maneira notável desde o início de suas operações, em 2014.
A Prumo é a catalisadora de investimentos, trazendo uma visão estratégica integrada à Porto do Açu para torná-la cada vez mais competitiva com soluções para a economia de baixo carbono. Ou seja, ajudar o mundo a reduzir sua pegada de carbono e acelerar o melhor do Brasil.
Para garantir que pilares estratégicos como segurança, proteção do meio ambiente e compliance sejam incorporados em seus negócios, a Prumo definiu sua Essência:
O desafio da pesquisa para a cultura organizacional
O escritório da Prumo tem aproximadamente 70 profissionais no Rio de Janeiro, enquanto a Porto do Açu reúne aproximadamente 700 pessoas em São João da Barra/RJ. Como reforçar o sentimento de pertencimento nessa quantidade de pessoas?
Fazer com que a cultura organizacional desejada seja comunicada e internalizada em todas as equipes é outro desafio que a comunicação tem grande responsabilidade e oportunidade para atuar. E algumas características tornam a operação no porto bem complexa:
- os espaços físicos;
- a distância percorrida entre esses espaços;
- a localização como um todo.
Construindo as soluções
A Prumo acionou uma equipe de auditores da Supera para realizar uma pesquisa imersiva para a cultura organizacional, estudando mais a fundo os negócios, os materiais institucionais, os relatórios de sustentabilidade e as notícias do mercado.
Além disso, o trabalho contou com visitas presenciais para conversar com toda a área de Comunicação Interna, Marketing e RH, e entender os diferentes desafios e complexidades do cenário, ampliar as percepções em relação aos ambientes internos e aplicar uma pesquisa com foco na comunicação e seus canais.
Por meio de escutas em profundidade com lideranças e colaboradores, mais grupos focais, os auditores coletaram percepções de aproximadamente 40 trabalhadores, dos escritórios e das operações no porto.
As estratégias que valem Ouro em pesquisa para cultura organizacional
Considerando a complexidade do cenário e dos desafios, mais de uma estratégia era necessária para alcançar os objetivos da Prumo e da Porto do Açu em relação á cultura organizacional.
A Comunicação e os canais internos
Com base nos fragmentos da pesquisa, um relatório de percepções foi elaborado para nortear o planejamento estratégico da comunicação interna. Este planejamento é um direcionador para a atuação da área, inclusive definindo as prioridades e os ajustes nas ferramentas atuais.
O primeiro bloco do planejamento discute e gera reflexões sobre o propósito da área de Comunicação Interna. O segundo bloco do planejamento reorganiza todo o ferramental da comunicação.
A comunicação da cultura organizacional
A cultura declarada foi definida e o processo de comunicação já havia começado de forma tímida. Então, paralelo ao planejamento da área, estruturamos um novo processo de comunicação para a cultura declarada, com foco em trazer mais exemplos práticos da Essência. Pautamos todo o trabalho com base na teoria de heróis, ritos e símbolos, segundo Geert Hofstede.
Também planejamos etapas menores, com objetivos mais concretos. No primeiro ciclo de comunicação (2023), nosso principal objetivo era garantir a comunicação dos 3 atributos da Essência para toda a operação
A Linha Narrativa e Visual
Ao mesmo tempo, para traduzir o que é cultura para as equipes, criamos um elemento visual que simplificou essa definição, tornando o reconhecimento fácil e trazendo um residual do propósito (reduzir a pegada de carbono é deixar nossa marca no mundo) e comunicasse a Essência (Gente Boa, Gente que se importa e Gente que faz).
O elemento escolhido foi a digital, que representa algo único. Junto com o mote “Nossa identidade é feita de gente!”, ela reforça a importância da cultura e, principalmente, das nossas pessoas colocando a essência em prática para que a nossa empresa tenha sua identidade.
Aplicando a estratégia percebida na pesquisa à cultura organizacional
Usando os canais de comunicação interna, a primeira fase da campanha trouxe mensagens mais diretas. Elas resumiram os 3 elementos, além de conectar a digital com a marca que as equipes deixam na empresa.
Primeiramente, ambientamos refeitórios, almoxarifados e entradas de caminhões. Pensamos nesses materiais estrategicamente para fazer parte da rotina de trabalho, principalmente nas operações do porto. Apesar de parecer simples, a ambientação teve um impacto muito grande no porto. Pela dificuldade de materiais e instalações, essa entrega exigiu um cuidado a mais.
Experiências culturais
Em seguida, para aproximar a equipe do escritório da realidade da operação, criamos um rito: todo mês, levamos as comidas culturais da região do porto para o escritório. Além de deixar o residual de que todos fazem parte da mesma cultura, esses momentos também servem para reforçar os elementos da Essência e promover trocas e reflexões entre os times.
Eu assino embaixo!
Por fim, como simbolismo do compromisso com a Essência, as equipes assinaram um painel com a cultura desejada. Também carimbaram sua própria digital, reforçando a mensagem das campanhas.
Os resultados
Como resultado, a melhora no clima é perceptível por meio dos comentários espontâneos das equipes. Por meio das nossas estratégias, foi possível gerar mais proximidade com a cultura, diminuir lacunas de entendimentos geradas por comunicações visuais divergentes, transmitir aos espaços de trabalho mais leveza e fortalecer o senso de identidade única da empresa e sua Essência.
Fale com a gente! Nós podemos encontrar as soluções ideais para disseminar a cultura organizacional entre os colaboradores.