fbpx
Por que ressignificar a atuação da CI?

Por que ressignificar a atuação da CI?

O mundo mudou. Nossas vidas, em muitos aspectos, está bem diferente. As alterações nas aspirações e comportamentos da sociedade se refletem no ambiente corporativo, e essas transformações são inevitáveis para os novos desafios da comunicação interna.

Novos temas são agregados aos até então prioritários, canais vem e vão dentro dessas movimentações e abre-se uma lacuna que exige novas atribuições dos comunicadores, momento oportuno para alinhamentos com as lideranças e a organização como um todo. Ou seja, é hora de ressignificar a atuação da área da CI!

Mais do que realizar uma avaliação dos canais é preciso analisar o quanto os funcionários e funcionárias entendem as mensagens que são transmitidas, o que retêm, o que faz sentido, o que falta conhecerem e como se sentem na empresa no momento.

  • Qual tipo de comunicação faz sentido para quem realiza seu trabalho nas pontas?
  • Como a CI ajuda no entendimento dos empregados quanto à empresa, propósito, missão, valores e seu próprio trabalho?
  • Quais os principais agressores e propulsores da CI e da cultura existente?

Esses questionamentos são muito importantes para estruturar um planejamento eficaz. Afinal, dados da Pesquisa Tendências de 2021, da SocialBase, mostrou que para 78,3% dos respondentes, a área de Comunicação se tornou mais estratégica.

Além disso, 72,6% afirmaram que CI passou a ser mais consultada e envolvida nos movimentos da empresa por conta da pandemia.

Para reconectar a CI as novas expectativas e oportunidades, você pode contar com a expertise da Supera Comunicação! Por meio de uma metodologia própria revisamos processos, canais e ações e entregamos valor. Conheça mais sobre como prestamos esse serviço.

Metodologia de ressignificação da CI

A fim de ressignificar a atuação da CI, a Supera utiliza uma metodologia exclusiva partir de uma redefinição de atribuições, processos de trabalho e entregas para a organização. Isso é divido em etapas e consiste em fortalecer a Cultura Organizacional.

PRIMEIRA ETAPA

Tem início com um trabalho de escuta das lideranças e colaboradores para um entendimento que amplia o briefing da área de comunicação, pois aqui se entende as expectativas de informação.

A pesquisa tem o objetivo de analisar os sentimentos dos empregados, aspectos comunicacionais e simbologias da Cultura Organizacional.

Por que ressignificar a atuação da CI? Primeira etapa da Ressignificação da Comunicação Interna

SEGUNDA ETAPA

Aqui iniciamos a estratégia de conteúdo para alinhar expectativas com os objetivos da organização. Ela é comporta pelas seguintes frentes. Veja mais:

Definição de Mensagens-Chave

Um olhar sobre as esferas do cliente a partir dos achados de CI para entender quais mensagens são prioritárias nesse momento para o negócio.

Por que ressignificar a atuação da CI? Definição de Mensagens-Chave na Ressignificação da Comunicação Interna



Hierarquia de Necessidades

Como tornar a comunicação mais atrativa? Aqui, equilibramos interesses entre o que é importante para empresa e o que os empregados querem saber.

Por que ressignificar a atuação da CI? Hierarquia de Necessidades na Ressignificação da Comunicação Interna

TERCEIRA ETAPA

Análise Técnica de Canais

Ela consiste em estudar os canais de CI existentes e recriá-los, incluindo a sugestão de novas plataformas para atender às expectativas de informação dos públicos internos. Confira alguns pontos que são analisados:

Por que ressignificar a atuação da CI? Análise Técnica Transversal na Ressignificação da Comunicação Interna
Por que ressignificar a atuação da CI? Análise Técnica por canal na Ressignificação da Comunicação Interna

A Supera pode ainda oferece consultoria e acompanhamento da execução do planejamento durante três meses para esclarecimento, apoio e orientação necessária na execução do plano de proposta.

Trabalhos de ressignificação da CI

No blog da Supera, já contamos com muitos trabalhos que fizemos para ressignificar a atuação da CI que realizamos para os nossos clientes. Eles aconteceram em momentos que as empresas estavam passando por transformações na sua cultura.

Com nosso apoio, a Votorantim Energia desenvolveu uma nova estratégia de CI e revitalizou seus canais para trazer uma abordagem mais moderna e atrativa aos colaboradores e às lideranças. Clique aqui para saber mais!

Ficou interessado em nosso trabalho? Fale com a nossa equipe agora mesmo


Olá! Posso ajudar?