Implementar novas tecnologias passou a ser visto pelas companhias como uma forma de melhorar os processos e garantir uma comunicação mais transparente e mais eficaz.
Implementar novas tecnologias passou a ser visto pelas companhias como uma forma de melhorar os processos e atingir os resultados mais facilmente. Afinal, garantir uma comunicação transparente desde o começo do processo da implantação de uma nova tecnologia é um jeito muito eficaz de garantir uma boa experiência para todos os colaboradores.
Recentemente, a Supera assumiu esse desafio junto dos mais de 4mil médicos cooperados e 3mil colaboradores da Unimed Fortaleza. Por meio da campanha de implementação do Workplace from Meta, foi possível criar um jeito de se comunicar com as pessoas em tempo recorde (cerca de 1mês), de forma totalmente on-line e durante a pandemia.
A Unimed Fortaleza, que atua há 43 anos no mercado de saúde, é atualmente a 8ª maior em número de beneficiários em relação às outras empresas do grupo.
Desafio
O desafio foi implantar uma rede de trabalho capaz de transformar a realidade da empresa. Para isso, um trabalho de Ressignificação da Comunicação Interna foi desenvolvido a fim de gerenciar o alto volume de demandas operacionais da companhia versus a limitação dos canais antigos. Além disso, um ponto interessante de se observar é que boa parte dos colaboradores não tinham acesso a estação de trabalho fixa com computador, o que dificultava o acesso às comunicações via e-mail e intranet.
Então, visando uma melhor comunicação e que alcançasse a todos, a melhor solução, sem dúvidas, é o Workplace from Meta, uma rede colaborativa e de fácil acesso.
A Implantação
Nossa estratégia para descentralizar a comunicação foi adotar a participação de líderes e influenciadores por meio de uma live de integração para ajudar os colaboradores a se adaptarem à plataforma.
Com isso, pudemos levantar informações importantes de como eram transmitidas e recebidas as informações. E, a partir disso, identificar as fraquezas relatadas pelos colaboradores.
Resultados
Com o uso da ferramenta, foi possível trabalhar a identificação das pessoas com os direcionamentos da empresa e fortalecer uma cultura de comunicação interna, gerando mais engajamento por meio do compartilhamento de conteúdo e informação.