A comunicação organizacional teve que se adaptar por conta da evolução dos formatos de trabalho, utilizando novos canais digitais, além de recursos e ferramentas em seu dia a dia de trabalho para uma comunicação interna mais assertiva.
Além disso, a pandemia trouxe novos desafios. Segundo uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), 67,4% das pessoas de carteira assinada tiveram que trabalhar em home office. Então, o jeito de levar a informação aos colaboradores evoluiu, inclusive, dentro do meio digital.
Diante disso, alguns canais digitais ganharam protagonismo no meio da comunicação interna. Veja mais!
Rede social interna
A plataforma permite a integração entre colaboradores e incentiva uma comunicação mais fluida do que uma intranet permitiria. Em uma plataforma corporativa, como o Workplace from Meta e a Beehome, a comunicação interna se descentraliza, iniciando conversas entre colaboradores da base e da gerência a qualquer momento.
Confira algumas das vantagens que essa ferramenta pode trazer para a organização:
- Comunicação em um único canal;
- Gestão de equipe;
- Armazenamento de informações e documentos em um só lugar;
- Menos tempo gasto em reuniões;
- Aumento da transparência;
- Dar voz a todos os colaboradores.
Quer conhecer alguns cases de implementação de Workplace? Veja o case da Unimed Fortaleza.
Gestão digital de processos
Para centralizar a comunicação entre as equipes e garantir a execução de todas as fases do projeto, o Trello é uma ótima opção de software para a gestão; se a ideia é gerenciar os processos, aposte no Teams para verificar todas as tarefas do Microsoft To Do e do Planner, além de marcar e-mails ou arrastá-los para o painel de tarefas pendentes da Microsoft a fim de criar e gerenciar tarefas diretamente no Outlook.
Aplicativo de mensagens na comunicação interna
WhatsApp e Telegram são bem conhecidos no Brasil, mas também existem ferramentas semelhantes que podem ser usadas para o bate-papo interno. O Slack é um exemplo desse tipo de canal digital.
Não há dúvidas de que as mensagens instantâneas são essenciais para a agilidade na comunicação entre os colaboradores, pois garante o bom andamento no dia a dia de trabalho. Porém esse recurso tem suas ressalvas: canais que não são corporativos e oficiais podem ter seus riscos, inclusive de segurança da informação, além de inconveniências, como a falta de controle dos horários que são permitidos o envio de mensagens sobre assuntos profissionais.
É importante que, antes da implementação, haja um alinhamento com o jurídico da empresa, para que seja apresentada pontos importantes sobre o direito trabalhista.
Portal ou blog como canal digital
É fundamental que essas plataformas não estejam vinculadas a um mecanismo de busca aberto (como o Google) e/ou protegido com login e senha, pois neles estarão informações internas e sigilosas sobre o fluxo de trabalho e os informativos da organização. Logo, o público externo não pode ter acesso.
Os portais internos armazenam informações sigilosas, como regras organizacionais, procedimentos a serem seguidos e dados financeiros. Por outro lado, nos blogs é possível publicar conteúdos mais imediatos, como dicas, eventos e atualizações sobre produtos e serviços de uma empresa.
Formas de se comunicar internamente
Além dos canais internos, o jeito de dialogar com o receptor mudou. Antes o objetivo era apenas atingi-lo; hoje é preciso segmentar a comunicação e distribuir a informação relevante para os muitos grupos internos, além de permitir uma conversa mais corporativa. Afinal, entende-se que a maneira em que as informações são absorvidas faz com que o profissional se sinta privilegiado diante dos processos construídos.
Por isso, é importante ter em mente que os canais que são utilizados em sua empresa precisão evoluir junto aos formatos de trabalho e à forma como nos comunicamos com as pessoas.
Sua empresa precisa de auxílio para a implementação de canais digitais e na humanização da comunicação? Fale com a gente!