Diagnóstico de Comunicação Interna: como a Supera Comunicação faz?

Quando fazemos um Diagnóstico de Comunicação Interna é como se tirássemos uma radiografia do ambiente comunicacional: canais formais e informais, temas relevantes e ações mobilizadores. Ao escutarmos lideranças e liderados nas áreas e unidades, temos a oportunidade de analisar o uso e a satisfação dos canais e ritos corporativos existentes. Como resultado, extraímos dados, mensuramos esforços das iniciativas praticadas pela comunicação e oferecemos recomendações e oportunidades para melhorias e avanços.

 

A metodologia

“Não basta fazer a pesquisa. É preciso usar os resultados para um plano de ação que tenha objetivos claros e metas a serem obtidas.”
José Luis Ovando
Sócio-diretor de Estratégia e Atendimento

Na Supera Comunicação, realizamos o Diagnóstico de Comunicação Interna em três fases:

  • Pesquisa: tudo tem início com a etapa que mais exige esforços. Começamos com um roteiro construído pela agência e aprovado pela área do cliente. Por meio de escutas em profundidade (pesquisa qualitativa) e dados estatísticos (pesquisa quantitativa), chegamos a um relatório de achados de comunicação e cultura organizacional;
  • Planejamento CI: em seguida, a partir dos resultados obtidos, fazemos recomendações de melhorias ou descontinuidade de esforços. É comum repensar os canais, as ações de reconhecimento e os ritos corporativos que cabem a área de comunicação gerir;
  • Cocriação: por fim, junto com os profissionais de comunicação, os auditores da agência vão criar iniciativas complementares. Em um formato de workshop, são decididas as ações que podem ser colocadas em prática. . Algumas das possibilidades são:
    • liderança comunicadora;
    • formação de uma rede de influenciadores internos;
    • revisão de processos da área de comunicação;
    • definição de mensagens-chaves.
 

As entrevistas

“Pessoalmente gosto muito de conversar com as pessoas que estão nas pontas. Por exemplo, acabamos de voltar de uma aplicação em uma empresa do agronegócio. Os anos de trabalho são contados por safras. Então se fala com orgulho: ‘aqui nessa empresa eu tenho 14 safras’. Também há menos consumismo e mais gratidão por coisas simples: para a maioria, a felicidade é estar entre familiares e amigos, e ter o trabalho reconhecido ao final do dia. A cada diagnóstico que tenho a possibilidade de participar, eu trago um pouco de sabedoria de muitas pessoas que tive a oportunidade de conhecer.”
José Luis Ovando
Sócio-diretor de Estratégia e Atendimento

Ao ouvir os colaboradores, separamos lideranças de liderados. Com gerentes e diretores é mais assertivo realizar escutas individuais. Já com os demais, promovemos grupos de discussão.

É muito importante formular as perguntas certas para obter as respostas relacionadas aos temas desejados. Igualmente, a amostra escolhida é de suma importância. E as visitas técnicas são muito ricas em informações.

Ou seja, estar com pessoas nas lavouras, nos portos, nas esteiras de produção, na mecânica de uma empresa de aviação, nos centros de distribuição, e em tantas outras possibilidades, nos traz conhecimento prático.

Enfim, passamos a entender como as pessoas interagem, quais os recursos estão disponíveis e como é o ambiente. Participar deste momento é olhar a cultura viva!

 

As entregas do Diagnóstico de Comunicação Interna

“A todo o tempo existe uma postura de orientação da equipe da agência. Isso permite que as inúmeras vivências em diferentes cenários organizacionais, de quem realiza comunicação interna há décadas, permeiam o trabalho.”
José Luis Ovando
Sócio-diretor de Estratégia e Atendimento

Em conclusão, os entregáveis materializados são um relatório e um planejamento. Mas o Diagnóstico de Comunicação Interna é um trabalho consultivo. Desde a imersão e briefing até a pós-apresentação dos resultados da pesquisa e planejamento, estamos o tempo todo oferecendo consultoria.

A comunicação interna precisa refletir essas particularidades do segmento da empresa e ter identificação com as pessoas que a fazem. Ao realizarmos um diagnóstico permitimos descobertas que permitem a tomada de decisões seguras.

 

Quer implantar programas de reconhecimento ou receber consultoria sobre a melhor forma de comunicá-los? Fale com a Supera!