Como aumentar a visibilidade de forma efetiva?
De acordo com um amplo estudo da McKinsey & Company na América Latina, organizações que adotam a diversidade tendem a superar outras empresas em práticas-chave de negócios como inovação e colaboração.
Além disso, os líderes dessas empresas são melhores em promover a confiança e o trabalho em equipe e costumam ter uma melhor retenção de talentos.
A experiência individual é uma das ações que impulsionam as percepções dos funcionários em relação ao tema. Afinal, diversidade e inclusão é dar voz a todos, promovendo aspectos como:
- Sentimentos de inclusão e respeito.
- Oportunidades de aprendizagem e crescimento.
- Segurança psicológica.
Estratégias para promover diversidade nas empresas
Nesse processo, é preciso despertar reflexões, incentivar o engajamento da liderança e abrir espaço para diálogo. Mas, como fazer isso de forma efetiva?
Entender o momento da empresa e o grau de conhecimento sobre como a diversidade está chegando em todos os colaboradores é essencial para promover um ambiente de trabalho justo e equilibrado.
A inclusão de perfis comportamentais diferentes na rotina da empresa é um desafio para gestores e lideranças.
Cada vez mais, além de inserir pessoas que representam culturas e classes sociais distintas, as organizações precisam estar atentas também à integração de funcionários com diferentes orientações, preferências, estilos, opiniões e habilidades.
- Grupos de Afinidade
Os grupos podem ser criados de acordo com cada um dos pilares de inclusão e diversidade da empresa, e a participação dos funcionários deve acontecer de forma voluntária.
Essas pessoas poderão se organizar para realização de encontros periódicos, traçar planos de ação e metas, gerar conteúdo para os canais de comunicação e serem os porta-vozes do tema dentro da companhia.
- Comunicação
Contextualizar a diversidade e incentivar atitudes e comportamentos inclusivos por meio do diálogo e de troca de experiências são ações importantes dentro das empresas. Apresentar os pilares, dar voz aos grupos de afinidade e estimular as discussões, planos de ação e envolvimento real com ações também representam aspectos fundamentais.
Os canais de comunicação são um excelente aliado nessa estratégia. Por meio de campanhas e ações de ativação, é possível abordar o tema de forma didática.
No case de Solar Coca-Cola, que você pode conhecer aqui, estruturamos um processo para informar e engajar as equipes, dando mais visibilidade às pautas de diversidade na comunicação interna.
Como fazer isso no Workplace?
Os recursos do Workplace from Facebook desenvolvem o senso de comunidade e incentivam as trocas ente os colegas de trabalho. Prova disso é o relato da Roberta Oliveira, líder da frente Acessa, Grupo de Afinidade PcDs da Nexa Resources:
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