A implantação de uma rede colaborativa, como o Workplace from Meta, transforma o ambiente organizacional, tornando-o mais democrático e funcional. Para que essa mudança cultural seja eficiente, é necessário aplicar um trabalho de Ressignificação da Comunicação Interna.
O foco desse serviço é repensar os novos desafios no relacionamento entre a empresa e seus empregados, refletindo sobre o papel da CI nesse processo.
Recentemente, fizemos um trabalho de ressignificação para a Unimed Fortaleza, uma das melhores empresas para trabalhar no Brasil de acordo com o ranking nacional do GPTW. Saiba mais!
Desafios da Ressignificação
A área de Comunicação da Unimed Fortaleza lidava com alguns desafios, como alto volume de demandas operacionais, canais limitados à rede da empresa (os colaboradores dos hospitais não tinham uma estação de trabalho fixa com computador, dificultando o acesso às comunicações via e-mail e intranet).
Por outro lado, a Unimed Fortaleza estava passando por um momento de transformação cultural e fortalecimento de valores, como a colaboração. Com a pandemia, ficou ainda mais evidente a necessidade de estabelecer uma ferramenta que transmitisse informações a todos de forma rápida e acessível, pois a Unimed não parou, e a maioria dos colaboradores continuaram trabalhando presencial.
Nesse sentido, a empresa buscou o Workplace from Meta, uma rede colaborativa. Durante a implantação da plataforma, a Supera aplicou sua metodologia consultiva que contempla revisão de canais, definição das mensagens-chave, planejamento da comunicação e entre outras etapas.
Objetivos
O jeito de se relacionar e interagir com o mundo mudou, e isso já impacta o ambiente de trabalho.
Logo, o objetivo da Comunicação da Unimed Fortaleza era passar a ter, cada vez mais, uma atuação consultiva, fortalecendo a estratégia do negócio e colaborando para o engajamento.
Mas, como colocar isso em prática? Para chegar lá, promovemos, em conjunto com a área de Comunicação, um trabalho de Ressignificação da Comunicação a fim de identificar pontos a serem melhorados nas atividades da do dia a dia.
Algumas reflexões fazem parte dessa metodologia:
- Qual nosso propósito como Comunicação Interna dentro da Unimed Fortaleza?
- Quais atividades consomem mais nosso tempo?
- Quais atividades a gente deveria fazer mais e menos?
Atuação da Supera
A partir das respostas, extraímos muitas informações relevantes para analisar Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças da área a fim de melhorar pontos relatados pelos próprios empregados, como comunicados em excesso e processos da área.
O principal objetivo dessa transformação na comunicação é dar sentido e significado aos conceitos-chave da companhia, a fim de gerar identificação com os direcionamentos da empresa e fortalecer uma cultura de comunicação.
Resultados da Ressignificação
Nosso trabalho de ressignificação e de implantação em parceria com a área de Comunicação da Unimed Fortaleza trouxe resultados muito relevantes e, só no primeiro mês, a empresa teve:
- 72% dos funcionários ativos na plataforma.
- 388 grupos ativos.
- + 2 de mil publicações.
- Mais compartilhamento de informações (geradas pela Comunicação, geradas pelas áreas, pelos times de projetos e pelos empregados).
Além disso, a área de Comunicação passou a mensurar as postagens e interações (reações, comentários e compartilhamentos) e adotou a participação de líderes e influenciadores, que ajudaram os colaboradores a ter mais autonomia e a se adaptarem à plataforma.
Conclusões
Os canais e fluxos de comunicação ganharam inúmeras possibilidades com a chegada do Workplace. Veículos digitais foram migrados, mensagens segmentadas passaram a ser mais exploradas, e o conteúdo colaborativo pôde ser incentivado.
Assim, a área começou a atuar mediando esse diálogo entre empresa e empregados, entre equipes de trabalho, entre áreas e entre unidades.
O trabalho com a Unimed Fortaleza deu voz e promoveu o protagonismo das pessoas, colaborando para a construção de uma estratégia de comunicação para relembrar, incentivar, manter e sustentar a cultura da empresa.
Quer saber mais sobre como funciona o Workplace? Clique aqui!