fbpx

Saúde e bem-estar no trabalho: vantagens e dicas práticas

A saúde e bem-estar no trabalho são essenciais para a felicidade e os resultados positivos dos colaboradores. Quando a empresa oferece um ambiente organizacional estruturado e incentiva a qualidade de vida, os colaboradores se sentem valorizados e se empenham ainda mais nas atividades.

Com a pandemia , o tema saúde e bem-estar ganhou ainda mais importância. Sua empresa está dando a devida atenção a isso?

Transforme saúde e bem-estar no trabalho em uma vantagem competitiva

Investir na saúde e bem-estar dos colaboradores traz várias vantagens, como mostrado em uma pesquisa da Universidade da Califórnia , que apontou que colaboradores felizes são 31% mais produtivos, três vezes mais criativos e vendem 37% a mais em comparação aos demais. Isso traz motivação e faz com que as pessoas busquem atender melhor o cliente, evitar acidentes no trabalho e reduzir desperdícios.

Além disso, o menor turnover é um grande ganho. A qualidade de vida é um dos dois principais fatores que mais fazem as pessoas permanecerem em um emprego, segundo o Ranking Nacional do GPTW (Great Place to Work). Mas também existem ganhos financeiros.

Colaboradores saudáveis faltam menos ao trabalho e são mais produtivos, ou seja, se a empresa tem programas de saúde e bem-estar, o nível de absenteísmo pode cair por meio da promoção de hábitos saudáveis e da prevenção de doenças, além de melhorar a imagem da empresa no mercado.

5 maneiras de aplicar saúde e bem-estar no trabalho

Para transformar saúde e bem-estar no trabalho em uma vantagem competitiva, é possível aplicar estas cinco dicas práticas:

  1. Ambiente de trabalho saudável: promova palestras sobre a importância da ergonomia, ter um espaço de lazer e descompressão também é interessante.
  2. Atividades físicas: crie grupos de corrida, yoga ou esportes, promova desafios que ajudem a criar hábitos saudáveis (como subir escadas) e ofereça desconto em academias.
  3. Alimentação saudável: invista em uma opção de cardápio diferenciado no refeitório e itens saudáveis em máquinas de venda automática.
  4. Saúde mental: promova programas de apoio emocional, sessões de meditação e parcerias com psicólogos para atendimento aos colaboradores.
  5. Programa de Benefícios:  muito além do plano de saúde, ofereça programas para licença paternidade estendida, incentivo e apoio a amamentação e auxílio-creche.

Sua empresa já conta com programas de saúde e bem-estar? Fale conosco e entenda como podemos ajudá-lo a divulgar essas iniciativas e obter vantagens corporativas.