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Uso de canais para a humanização da comunicação interna

Um dos desafios da comunicação interna é gerar reconhecimento e engajamento nos colaboradores com assuntos que são importantes para os negócios e para a cultura da empresa. Como fazer com que os profissionais não só consumam o conteúdo, mas também consigam colocá-lo em prática? O uso de canais para a humanização da comunicação interna é uma técnica para atrair e conectar, e nós compartilhamos com você como aplicar isso no dia a dia.

Desafio: atrair um público vasto e com diversas realidades

A LATAM Airlines é uma das maiores companhias aéreas da América Latina. No Brasil, são mais de 18 mil colaboradores em diversas áreas e com as mais variadas rotinas e turnos de trabalho. A equipe de tripulação, por exemplo, pode ficar horas sem contato devido aos voos. Assim como os colaboradores da manutenção, com acesso restrito a computador. Por isso, a empresa solicitou a nossa ajuda para reformular a tradicional newsletter quinzenal de forma que atraísse esse vasto público.

Como alcançamos essa mudança?

Dentro do serviço prestado à LATAM Brasil, a Supera tem um ramo de mensuração, realizado em parceria com a equipe de Comunicação Interna da empresa. Nesse projeto, conseguimos analisar profundamente os hábitos e preferências dos empregados. Além disso, também realizamos um trabalho de pesquisa interna para entender a visão dos profissionais em relação à comunicação da empresa e os principais desafios para o engajamento.

Todos esses dados foram essenciais para a elaboração do projeto editorial, definição de pautas e do layout, desenvolvido para tornar a experiência de leitura mais simples.

Solução: humanização da comunicação interna

O canal de comunicação passou por uma reformulação completa:

  • Nome;
  • Layout;
  • Editorial;
  • Linguagem.

Repensamos esses quatro pontos de mudança para colocar em foco histórias e experiências de colaboradores. Por exemplo, precisamos compartilhar um novo serviço oferecido a bordo. Em vez de apenas divulgar a informação, trazemos a visão de um colaborador contando como é fazer parte desse projeto.

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Aliás, um ponto importante adicional ao projeto de gerar reconhecimento é a possibilidade de compartilhar as histórias no LinkedIn. Um colaborador que queira parabenizar outro ou alguém que tenha sua história divulgada na newsletter pode clicar em um botão e preparar o seu post na rede social.

compartilhamento de comunicações no linkedin

Resultado: para todo o grupo

Ao apresentarmos o novo projeto da newsletter para todo o Grupo LATAM Airlines, a aceitação foi imediata. Além da publicação no Brasil, desdobramos o projeto para a equipe corporativa e demais países que fazem parte da companhia.

publicação do cliente sobre a humanização dos canais de comunicação interna

Quer saber como aprimorar os seus canais de comunicação com foco na humanização? Fale com a gente.