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O futuro do trabalho: da Cultura Corporativa à Experiência Digital

Como a transformação da experiência do colaborador em tempos de mudanças intensas impacta os negócios

Com as mudanças no mundo, que se refletem no ambiente corporativo, a experiência do colaborador tem sido cada vez mais frequente nas organizações, cujas lideranças têm percebido que esse é um momento crucial para tornar a pauta urgente.

Entre soluções e iniciativas que permeiam o universo corporativo, é comum vermos empresas adequando espaços de trabalho para oferecer mais colaboração para as equipes, incluindo áreas de descompressão e jogos para a interação e a promoção de bem-estar, além de oferecer um pacote de remuneração e benefícios, como vantagens competitivas, e de atuações de impacto junto à sociedade.

Mas já está evidente que essas táticas podem ser pontos iniciais, porém não configuram ações capazes de promover uma experiência positiva e consistente para o colaborador, além de sustentar o posicionamento das empresas a longo prazo.

Isso porque a jornada do colaborador vai além dessas ações que trazem resultados efêmeros. Hoje, os profissionais estão mais atentos a uma oferta com proposta de valor alinhada aos seus valores pessoais e ao impacto de suas escolhas para o mundo como um todo. Segundo o Relatório de Tendências Global da Consultoria Accenture, o movimento ocasionado pela pandemia gerou uma saída de talentos de seus empregos por estarem motivados por outras prioridades.

Dados do relatório State of the Global Workplace: 2021 Report, do Gallup, mostram que a região da América Latina e Caribe é a que possui a maior queda no engajamento dos profissionais.

Essa observação nos leva para a construção de uma experiência centrada no fator humano: criar um ambiente positivo, com uma atuação que gere significado e ofereça oportunidades de crescimento, com o apoio e a mentoria de uma liderança que escuta e dá voz à sua equipe, e com os recursos tecnológicos adequados, principalmente nos modelos atuais de formato híbrido de atuação.

Obviamente, esse não é um caminho que deva ser considerado apenas pelo RH ou pela Comunicação Interna. A criação e disseminação de uma cultura corporativa robusta, que gere valor, conexão e ofereça recursos necessários, é responsabilidade de todas as lideranças corporativas. Além da criação de um planejamento eficaz, é fundamental pensar na ressignificação da comunicação interna e no impacto da tecnologia para atender as novas demandas trazidas pelos profissionais.

Ao pensar na experiência do colaborador, nos seus desejos e nas suas dores, neste momento em que vivemos de retomada das atividades presenciais e muitas empresas adotam o formato híbrido de trabalho, é mais do que vital para as corporações focarem nos dados que essa abordagem voltada ao fator humano traz para o sucesso de todos.

O Workplace from Meta traz dados importantes de pesquisas e revelam que:

Pensando nisso, quais são as possíveis perguntas-chave que a liderança deve fazer para criar o seu programa de experiência do colaborador? Ele, sem dúvidas, precisa ser fundamentado na sua cultura corporativa e na transformação digital que vivemos, sobretudo neste momento em que o futuro do trabalho já se torna tão presente!

Perguntas-chave

  1. Em que estágio da criação da jornada da experiência do colaborador estamos?
  2. Nossa proposta de valor é tão importante para nossos colaboradores quanto para nossos consumidores?
  3. Estamos ouvindo nossos colaboradores e promovendo um ambiente positivo de trabalho?
  4. Nossas plataformas de tecnologia possibilitam uma experiência digital integrada, positiva, ágil, produtiva e capaz de permitir a colaboração efetiva entre as nossas equipes, desde a linha de frente até o backoffice?

Enquanto parceiros do Workplace from Meta, a Supera tem expertise para ajudar as empresas na transformação da experiência digital dos colaboradores, fator fundamental na jornada da Employee Experience e na promoção de marca empregadora.

Desde a realização de campanhas para a transformação da cultura organizacional até a implantação do Workplace, passando pela ressignificação da Comunicação Interna, nós atuamos de forma holística, aliando a consultoria estratégica ao desenvolvimento operacional das etapas fundamentais que darão suporte para o fortalecimento das equipes, a melhoria das taxas de engajamento e o senso de pertencimento, sempre norteados pelos objetivos estratégicos dos nossos clientes.

Dentre alguns cases de sucesso, temos a Unimed Fortaleza, uma empresa parceira que se beneficiou de resultados relevantes da implantação do Workplace, como a transformação da cultura organizacional,  já no primeiro mês:

Quer saber mais sobre como atuar na transformação digital da experiência do colaborador para apoiar o fortalecimento da sua cultura organizacional e melhorar a experiência do colaborador de forma geral? Fale com a gente!